quinta-feira, 24 de junho de 2010

EUA propõem imposto sobre transações financeiras

Às vésperas da reunião do Grupo dos 20 (19 países mais ricos do mundo e a União Europeia), neste fim de semana, em Toronto, no Canadá o secretário do Tesouro dos EUA, Tim Geithner, defendeu ontem a cobrança de um imposto sobre transações financeiras.

A Europa quer não apenas um imposto sobre transações financeiras, mas também taxar os lucros dos bancos para criar fundos nacionais para enfrentar futuras crises econômicas sem gastar dinheiro público.

Além disso, a primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, cobra definições claras sobre a regulamentação do sistema financeiro, que deve incluir todos os agentes, produtos e centros financeiros. Ela rejeitou a pressão americana para aumentar o consumo interno.

Ontem, a Reserva Federal (Fed), o banco central dos Estados Unidos estão, manifestou preocupação com a crise das dívidas públicas de países que usam o euro como moeda.

Os cortes de gastos de despesas governamentais causam demissões. Desaceleram a economia e o consumo na maior mercado do mundo, a União Europeia, com produto interno bruto de US$ 16,6 trilhões. Na visão do governo Barack Obama, podem matar a recuperação mundial.

O presidente sul-africano, Jacob Zuma, foi o primeiro líder estrangeiro a chegar ao Canadá para o encontro, a ser realizado no sábado e no domingo, 26 e 27 de junho de 2010.

Nenhum comentário: