domingo, 23 de maio de 2010

Atleta nada em água geladas para salvar planeta

Um nadador britânico de longa distância encara um lago gelado na subida do Monte Everest, a montanha mais alta da Terra, para chamar a atenção para o aquecimento do planeta.

Lewis Gordon Pugh foi o primeiro homem a atravessar o Lago Pumori, que fica a 5,3 mil metros de altitude, ao lado da GeleiraKhumbu. Sem roupa especial, ele precisou de 22 minutos e 51 segundos para nadar um quilômetro no lago, onde a temperatura da água era de 2º C.

O objetivo era advertir que as geleiras da Cordilheira do Himalaia, a mais alta do mundo, estão derretando por causa do agravamento do efeito estufa causado pelo aumento da emissão pelo homem de gases carbônicos, com forte impacto sobre os manancias de água na região.

Pugh já enfrentou água geladas no Oceano Ártico e na Antártida, mas declarou que essa foi a nadada mais difícil de sua vida.

O médico que o acompanhou, Sean Gottschalk, comentou que "a maioria das pessoas estaria morta em 20 min em águas geladas como as do lago". Mas Lewis Gordon Pugh é um superatleta preocupado com a preservação da natureza.

Nenhum comentário: