sexta-feira, 10 de março de 2023

China desafia EUA com reatamento entre Irã e Arábia Saudita

 Num golpe para a liderança dos Estados Unidos no Oriente Médio, a China mediou o restabelecimento de relações diplomáticas entre a Arábia Saudita e o Irã, rompidas há sete anos. As duas potências regionais disputam a liderança entre os muçulmanos e estão em lados opostos em várias que agora têm mais chance de chegar ao fim.

O presidente Joe Biden recebeu Em Washington a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. A União Europeia está preocupada com os subsídios dos EUA à transição para uma economia verde.

Em Paris, o presidente da França, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro do Reino Unido, tentaram resolver os problemas entre os dois países causados pela saída britânica da UE. Há cinco anos, não havia um encontro de cúpula franco-britânico.

Li Qiang, ligado ao ditador Xi Jinping, foi eleito primeiro-ministro pelo Congresso Nacional do Povo da China. Será o número 2 do regime comunista chinês.

Sob protesto nas ruas, o governo da Geórgia retira um projeto de lei semelhante a uma lei da Rússia que obriga organizações não governamentais que recebem dinheiro do exterior a se registrar como agentes estrangeiros.

A Justiça Federal da Argentina liberou a íntegra da sentença que condenou a ex-presidente Cristina Kirchner a mais 12 pessoas por corrupção num escândalo envolvendo obras viárias na Patagônia.

O banco Silicon Valley Bank (SVB), maior financiador de startups dos EUA, com sede no Vale do Sicílio, na Califórnia, principal centro do setor de alta tecnologia, entrou em colapso. É a segunda maior falência bancária da história dos EUA e a maior desde a crise financeira internacional de 2008. O Índice Dow Jones da Bolsa de Nova York caiu 1,1% e a Bolsa de Valores de São Paulo, 1,38%

A boa notícia é que a economia norte-americana gerou em fevereiro 311 mil postos de trabalho a mais do que fechou. Meu comentário:

Nenhum comentário: