segunda-feira, 27 de março de 2023

Hoje na História do Mundo: 27 de Março

MARLON BRANDO REJEITA OSCAR

    Em 1973, o ator Marlon Brando recusa o prêmio de melhor ator da Academia de Ciências e Artes do Cinema pelo trabalho em O Poderoso Chefão (1972), de Francis Ford Coppola, hoje considerado um clássico.

A atriz indígena Sacheen Littlefeather representa Marlon Brando na cerimônia e declara que "lamentavelmente" ele não pode aceitar o prêmio por causa da maneira como Hollywood trata os índios nos filmes.

O apresentador Roger Moore tenta entregar a estatueta. Ela recusa e lê a declaração do ator acusando a indústria cinematográfica de "degradar os índios, ridicularizando seu caráter e os descrevendo como selvagens, hostis e maus."

Brando recebe a primeira indicação para o Oscar pelo desempenho em Um Bonde Chamado Desejo (1951), peça de Tennessee Williams que encenara no teatro em 1947. Também é indicado por Viva Zapata! (1952) e Júlio César (1953). Ganha seu primeiro prêmio por Sindicato dos Ladrões (1954).

Temperamental e genioso, depois de fracassos caros como Motim no Bounty (1962), Brando tem problemas nos sets de filmagem e na vida real. Coppola resgata sua carreira ao lhe oferecer o papel de Don Vito Corleone, em 1972. No mesmo ano, está em O Último Tango em Paris, do cineasta italiano Bernardo Bertolucci.

O ator faz outro personagem épico de Coppola, o Coronel Kurtz de Apocalypse Now (1979). 

Nenhum comentário: