sábado, 18 de março de 2023

Ucrânia é o início de uma grande guerra

Nesta guerra, todos os analistas erraram. Ninguém imaginou que a Ucrânia pudesse resistir, muito menos durante um ano. E a situação está piorando porque os dois lados acham que podem vencer. A guerra é antes de tudo imprevisível. Mas dá para pensar em como vai acabar, provavelmente sem uma vitória total de nenhum lado. O jornal francês Le Monde ouviu especialistas para dar uma perspectiva sobre o conflito.

GUERRA DE POSIÇÕES E ARTILHARIA 
O ex-comandante militar da França na Guerra do Kosovo (1979), Jean-Claude Allard, não vê condições para a Rússia fazer nova tentativa de tomar Kiev: “Se houver uma nova ofensiva, será para tomar Bakhmut e depois dois polos urbanos de resistência, Kromatorsk e Sloviansk, para garantir a conquista da região de Donbass”, no Leste da Ucrânia, e manter suas posições numa linha que vai de Zaporíjia a Lugansk para manter um corredor de acesso à Crimeia. 

“Os ucranianos não têm interesse em defender cada metro quadrado de território custe o que custar”, raciocina Allard, “mas em retomar a iniciativa graças aos tanques e blindados de transporte de tropas que o Ocidente lhes prometeu."

Leia mais em Quarentena News e veja meu comentário no YouTube.

Nenhum comentário: