segunda-feira, 13 de março de 2023

Xi Jinping reafirma ambição de tornar a China em superpotência

Ao encerrar a sessão anual do Congresso Nacional do Povo da China, o ditador Xi Jinping, eleito para um terceiro e inédito mandato presidencial, fez um discurso agressivo para afirmar a posição da China como superpotência emergente. 

Xi afirmou que, depois de um século de humilhação diante de potências imperialistas que trouxe guerra e miséria à população chinesa, o país está de volta ao lugar que merece na política internacional num curso histórico irreversível.

O arcebispo de York, na Inglaterra, considera a nova lei de imigração e asilo proposta pelo governo britânico uma "crueldade sem propósito", "imoral, inepta e impraticável", informa o jornal The Guardian. A lei proíbe pedir asilo a quem entra ilegalmente no Reino Unido.

Em dez anos de pontificado, o papa Francisco promoveu uma verdadeira revolução na Igreja Católica. Combateu a corrupção e o preconceito, adotou a simplicidade, mediou o reatamento entre os Estados Unidos, impôs a tolerância zero contra a pedofilia e preparou sua sucessão.

Depois de duas falências em três, o presidente Joe Biden tenta convencer os norte-americanos de que o sistema bancário dos EUA é seguro e prometeu garantir todos os depósitos, além das garantias legais com base na "exceção de risco sistêmico". 

Antes, só os grandes bancos eram considerados riscos para sistema. Eram grandes demais para falir. Agora, parece que os muito interconectados também são perigosos e as redes sociais amplificam o medo e o pânico. Agem como coordenadoras das expectativas. Meu comentário:

Nenhum comentário: