domingo, 16 de outubro de 2022

PC da China vai coroar Xi Jinping como ditador perpétuo

Cerca de 2,3 mil delegados participaram hoje da abertura do 20º Congresso do Partido Comunista da China, que deve consagrar o líder Xi Jinping como ditador perpétuo, acabando com a regra sucessória criada por Deng Xiaoping, o articulador das reformas que transformaram o país na segunda maior economia do mundo.

Até 22 de outubro, os congressistas vão aprovar os nomes escolhidos pela cúpula do partido para o Comitê Central, o Politburo e o Comitê Permanente do Politburo, o seleto grupo de novos imperadores que governam o país. Não são eleições. É um jogo de cartas marcadas.

No discurso de abertura, o ditador destacou a erradicação da pobreza, a luta contra a pandemia, o combate à corrupção e à poluição, e o aumento de 100% no produto interno bruto para US$ 17 trilhões como as grandes conquistas de seus dez anos no poder. 

Mas a política de covid zero e as intervenções no mercado para garantir a supremacia do partido desaceleram o crescimento. Uma ditadura cada vez mais unipessoal numa superpotência em ascensão e o Sonho Chinês de transformar as relações internacionais com base nos princípios e valores do regime comunista criam um mundo mais incerto e perigoso. Meu comentário:

Nenhum comentário: