domingo, 9 de outubro de 2022

Hoje na História do Mundo: 9 de Outubro

 LUFTWAFFE BOMBARDEIA CATEDRAL DE LONDRES

Em 1940, durante a Batalha da Inglaterra, na Segunda Guerra Mundial, a Luftwaffe, a força aérea da Alemanha Nazista, ataca a Catedral de São Paulo, em Londres, e uma bomba fura o domo da igreja e destrói o altar-mor. 

É a única vez que a catedral do século 17 é avariada pela blitz, o bombardeio intenso da Alemanha.

Quando o Império Romano domina a Inglaterra (43-410), um templo em homenagem a Diana, a deusa da fertilidade, da caça e da Lua, é erguido na Colina de Ludgate. 

O rei Etelberto I, de Kent, manda construir a primeira Catedral de São Paulo em 604. A igreja pegou fogo e a substituta é destruída pelos vikings em 962. A terceira catedral pega fogo em 1087. 

A quarta catedral é uma grande estrutura normanda concluída no século 13, que está deterioriada no século 16, quando pega fogo, e mas ainda com a Guerra Civil Inglesa do século 17. 

O arquiteto Christopher Wren é contratado para restaurar a igreja, mas o Grande Incêndio de Londres, em 1666, a destrói. Wren então constrói a catedral que existe até hoje.

EUGENE O'NEILL NA BRODWAY

    Em 1946, talvez a melhor peça do dramaturgo Eugene O'Neill, O Homem do Gelo Chega, estreia no Teatro Martin Beck, na Brodway, em Nova York. 

É a última produção da Broadway baseada na obra de O'Neill enquanto ele está vivo.

Como em outros trabalhos do autor, os personagens são alcoolista desesperados reunidos num bar. O'Neill escreve ao todo 39 peças com um estilo da vanguarda, com uso de gíria e da linguagem do dia a dia, cenários de decadência, 

CHE GUEVARA EXECUTADO NA BOLÍVIA

    Em 1967, um dia depois de ser capturado, o guerrilheiro marxista argentino Ernesto Che Guevara de la Serna, grande símbolo dos movimentos rebeldes dos anos 1960, é executado na Bolívia.

Guevara nasce numa filha de classe média alta de Rosário. Enquanto estuda medicina na Universidade de Buenos Aires, faz uma viagem de motocicleta pela América Latina em que vê de perto a miséria e a opressão no subcontinente.

Depois de se formar, em 1953, volta a viajar, se envolve com grupos de esquerda latino-americanos e conhece Fidel Castro no México e se junta aos guerrilheiros para lutar contra a ditadura de Fulgencio Batista.

Che Guevara é uma figura central da Revolução Cubana e contribui para que o comandante Fidel Castro adote o regime comunista. 

Depois de ocupar várias posições no governo revolucionário, ele se desentende com Fidel e sai secretamente de Cuba em 1965. Guevara vai para a guerra civil no Congo (antigo Congo Belga), onde o primeiro-ministro socialista Patrice Lumumba havia sido assassinado em 1961, mas a luta guerrilheira não prospera. 

Che afirma ser impossível fazer revolução com Laurent Kabila, que chama de "bêbado e mulherengo". Com o fracasso da guerrilha contra o ditador Joseph Mobutu, aliado do Ocidente na Guerra Fria, Kabila se refugia nas Montanhas da Lua, no centro da África, de onde sai em 1997 para derrubar Mobutu. 

Guevara reaparece na Bolívia em 1967, mas comete um erro de avaliação ao levar sua luta guerrilheira para uma região onde houve reforma agrária depois da revolução de 1952 e os pequenos proprietários de terra não queriam saber de comunismo.

MORRE SCHINDLER
    
    Em 1974, o empresário alemão Oskar Schindler, que salvou 1,2 mil judeus do Holocausto cometido pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial (1939-45), morre em Hildesheim, na Alemanha aos 66 anos.
Membro do Partido Nazista, dirige uma fábrica em Cracóvia, na Polônia, com mão de obra de um gueto próximo. Quando o gueto é destruído e os trabalhadores são enviados ao centro de extermínio de Auschwitz, Schindler suborna soldados alemães para libertar seus empregados e instala uma fábrica num local seguro da Tcheco-Eslováquia.

Seu gesto humanitário o deixou quebrado. Virou o filme A Lista de Schindler, de Steven Spielberg.

SAKHAROV GANHA NOBEL DA PAZ

    Em 1975, o físico Andrei Sakharov, um dos pais da bomba de hidrogênio da União Soviética, que se torna dissidente do regime comunista, ganha o Prêmio Nobel da Paz "pela luta contra o abuso de poder e a violação da dignidade humana de todas as formas". 
O governo soviético o proíbe de sair do país para receber o prêmio.

Sakharov nasce em Moscou em 1921 e estuda física na Universidade de Moscou. Em junho de 1948, é recrutado pelo programa nuclear soviético, que explode a bomba atômica em 29 de agosto de 1949.

Começa então a corrida armamentista nuclear para fabricar a bomba de hidrogênio, de fusão nuclear. Os EUA explodem a bomba H em 1º de novembro de 1952. A URSS, em 22 de novembro de 1955.

Nenhum comentário: