sábado, 8 de outubro de 2022

Hoje na História do Mundo: 8 de Outubro

 JERRY LEE LEWIS GRAVA MÚSICA PECAMINOSA

    Em 1957, o roqueiro Jerry Lee Lewis enfrenta um drama de consciência ao gravar Great Balls of Fire em Memphis, no Tennessee.

Certamente não foi o único músico religioso a temer que sua obra ofendesse os princípios de sua formação cristã. Depois de horas no estúdio, Lewis diz ao produtor Sam Phillips que a música é profana demais para ser gravada.

Na discussão em altos brados, Phillips tenta convencer o músico de que a canção vai "salvar muitas almas". "Como o demônio pode salvar almas?", retruca Lewis. "Tenho o diabo em mim."

CHE CAPTURADO NA BOLÍVIA

    Em 1967, um destacamento especial do Exército da Bolívia vence um grupo guerrilheiro comunista liderado pelo argentino Ernesto Che Guevara de la Serna, herói da Revolução Cubana (1959), que é preso e executado no dia seguinte.

Che Guevara é uma figura central da Revolução Cubana e contribui para que o comandante Fidel Castro adote o regime comunista. Depois de ocupar várias posições no governo revolucionário, ele se desentende com Fidel e sai secretamente de Cuba em 1965. 

Vai para a guerra civil no Congo (antigo Congo Belga), onde o primeiro-mnistro socialista Patrice Lumumba é assassinado em 1961, mas a luta guerrilheira não prospera. O Che afirma ser impossível fazer revolução bom Laurent Kabila, que chama de "bêbado e mulherengo".
Com o fracasso da guerrilha contra o ditador Joseph Mobutu, aliado do Ocidente na Guerra Fria, Kabila se refugia nas Montanhas da Lua, no centro da África, de onde sai em 1997 para derrubar Mobutu.
Guevara reaparece na Bolívia em 1967, mas comete um erro de avaliação ao levar sua luta guerrilheira para uma região onde houve reforma agrária depois da Revolução de 1952 e os pequenos proprietários de terra não queriam saber de comunismo.

SOLJENÍTSIN GANHA NOBEL DE LITERATURA

    Em 1970, Alexander Soljenítsin, um dos maiores escritores russos contemporâneos e um dos maiores críticos do comunismo soviético, ganha o Prêmio Nobel de Literatura.

Soljenítsin nasce Kislovodsk, na URSS, em 1918. Por criticar o totalitarismo de Josef Stalin, é preso em 1945 e fica oito anos em campos de trabalhos forçados. Solto em 1953, é enviado para o exílio interno na Rússia Asiática.

Seu primeiro livro, Um Dia na Vida de Ivan Denisovich, é lançado em 1963, depois da denúncia dos crimes do stalinismo no 20º Congresso do Partido Comunista da URSS, em 1956, pelo líder soviético Nikita Kruschev (1953-64).

Depois, escreve Pavilhão de Cancerosos (1968) e a trilogia Arquipélago Gulag (1973-78). O regime soviético não o deixa sair do país para receber o Prêmio Nobel. Expulso da URSS em 1974, ele vai para os EUA e volta à Rússia em 1994, depois do fim do comunismo e da URSS.

VIETNÃ DO NORTE RECUSA PROPOSTA DE NIXON

    Em 1970, durante as negociações de paz sobre a Guerra do Vietnã (1955-75) realizadas em Paris, o Vietnã do Norte, comunista, rejeita uma proposta do presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, que incluía um cessar-fogo no Vietnã do Sul, no Laos e no Camboja e a libertação incondicional de todos os prisioneiros de guerra.

O Vietnã do Norte exige a retirada incondicional dos EUA e o fim do regime fantoche sul-vietnamita. Os EUA pedem a ajuda da União Soviética, aliada dos norte-vietnamitas e dos guerrilheiros vietcongues, mas o Vietnã do Norte rejeita.

Com os Acordos de Paz de Paris, assinados em 27 de janeiro de 1943, os EUA retiram suas forças do Vietnã, mas a guerra vai até 30 de abril 1975, quando o Vietnã do Norte toma Saigon, hoje Cidade de Ho Chi Minh, e há uma fuga espetacular da embaixada americana.

SEGURANÇA INTERNA NOS EUA

    Em 2001, menos de um mês depois dos atentados terroristas de 11 de setembro, os Estados Unidos criam o Escritório de Segurança Interna, que seria transformado em departamento (ministério) em 2002 e é hoje um dos maiores do governo norte-americano, tendo como funções combater o terrorismo, proteger as fronteiras, prevenir desastres naturais e socorrer em casos de calamidade pública.

O Departamento de Segurança Interna absorve 22 agências, inclusive o Serviço Secreto, a Proteção de Fronteiras e Aduanas e a Guarda Costeira. Em 2005, é muito criticado pelo fracasso no socorro às vítimas do Furacão Katrina.

O Policiamento de Fronteiras e Aduanas (ICE), criado em 2003, é muito criticado ao aplicar as políticas anti-imigração do governo Donald Trump (2017-21), com a prisão de famílias inteiras e a separação de crianças dos pais para desestimular a imigração. É alvo de campanhas para ser extinto.

Nenhum comentário: