Cada país tem suas bizarrices de Ano Novo. Londres, a capital do Reino Unido, realiza há 25 anos uma parada com bonecos infláveis, carruagens e os ônibus de dois andares que são uma das marcas registradas da cidade. Atores vestidos com trajes tradicionais desejam Feliz Ano Novo! à multidão.
Na Alemanha, milhares de pessoas participaram de uma corrida de quatro quilômetros, que partiu do Portão de Brandenburdo e deu uma volta na Unter den Linden (Debaixo das Tílias), que era a principal avenida de Berlim Oriental antes da queda do Muro de Berlim, em 1989.
Mais de 10 mil pessoas participaram na Holanda de um mergulho nas águas geladas do Mar do Norte, uma tradição de 50 anos em Scheveningen, a praia próxima de Haia, sede do governo do país.
Na Itália, uma das tradições é o mergulho gelado foi no Rio Tibre, em Roma, onde a temperatura rondava zero grau, sob aplausos de um públicos bem protegido por casacões e cachecóis.
Em Taiwan, a tradição é casar coletivamente. Mais de 10 mil casais participaram desses casamentos coletivos em 1º de janeiro de 2011. Na capital, Taipé, o presidente Ma Ying-jeou presidiu uma cerimônia de cem casamentos, em homenagem aos cem anos da proclamação da República da China por Sun Yat Sen, em 1911.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário