Faisal Shahzad, o paquistanês naturalizado americano que tentou explodir um carro-bomba na Times Square, em Nova York, em 1º de maio. foi condenado à prisão perpétua.
Ao ouvir a sentença, Shahzad desafiou o tribunal, dizendo que os muçulmanos estão em guerra e vão derrotar os Estados Unidos.
Em 1º de maio, Shahzad estacionou um carro com explosivos na Times Square, a zona de teatros de Nova York. Num sábado quente de primavera, a área estava cheia de turistas. Um varredor de rua viu uma fumaça estranha e chamou a polícia.
Shahzad foi identificado pelo telefone celular que usou para compra do carro e preso no Aeroporto Internacional John Fitzgerald Kennedy, dentro de um avião que se preparava para decolar rumo ao Oriente Médio e ao Paquistão.
Ele se revelou um terrorista doutrinado ideologicamente mas inexperiente e despreparada para sua missão. Declarou-se culpado de todas as acusações, que incluíam conspiração e uso de armas de destruição em massa, e confessou ter recebido treinamento no Paquistão
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário