Dois sérvios da Bósnia-Herzegovina foram condenados ontem à prisão perpétua pelo Tribunal Especial das Nações Unidas para Crimes de Guerra na Antiga Iugoslávia por participação no massacre de Srebrenica.
Em julho de 1995, quando os sérvios tomaram a cidade, que tinha sido declarada zona de proteção da ONU, mataram 8 mil homens, quase a população masculina adulta de Srebrenica, no pior massacre em todas as guerras civis que destruíram a Iugoslávia.
Vujadin Popovic e Ljubisa Beara eram altos oficiais do Exército sérvio na Bósnia, que não encontraram resistência das tropas holandesas a serviço da ONU.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário