quarta-feira, 22 de abril de 2020

Pandemia do novo coronavírus não será controlada tão cedo

O presidente Donald Trump espera que o problema passe no outono no Hemisfério Norte, mas o principal epidemiologista da força-tarefa da Casa Branca, doutor Anthony Fauci, o desmentiu imediatamente. A covid-19 não será controlada tão cedo. 

Trump demitiu o diretor da Autoridade Biomédica Avançada de Pesquisa e Desenvolvimento do Departamento da Saúde, a principal agência federal americana que tenta criar uma vacina contra o coronavírus. Rick Bright divulgou relatório que questionou a eficácia da hidroxicloroquina no combate à pandemia. 

Na visão do epidemiologista Michael Osterholm, da Universidade de Minnesota, o novo coronavírus deve continuar em grande atividade durante um ano e meio. Como a economia não poderá ficar parada tanto tempo, será necessário criar uma capacidade de detectar rapidamente a emergência de novas ondas de contaminação e atacar cada foco.

Para reabrir a economia, a Califórnia, o estado mais rico e mais populoso dos Estados Unidos está ampliando os testes incluir pessoas sem qualquer sintoma da doença. 

O governador Gavin Newson imagina que talvez os restaurantes tenham de reabrir com menos mesas, garçons de luvas e máscara, e cardápio descartável em papel ou enviado para o telefone celular do freguês.

No mundo, mais de 2,637 milhões de casos confirmados, quase 184 mil mortes e 717 mil pacientes curados na pandemia do novo coronavírus, 6,98 por cento. 

Os EUA têm quase 847 mil casos e mais de 47,5 mil mortes, sendo 2.219 em 24 horas, letalidade de 5,61 por cento. 

Hoje saiu a notícia de que a primeira morte por covid-19 nos EUA foi em 6 de fevereiro em Santa Clara, na Califórnia, semanas antes do que se pensava até agora. 

A testagem era tão pouca nos EUA em fevereiro que o primeiro caso de transmissão interna foi identificado em 26 de fevereiro e a primeira morte em 29 de fevereiro. Meu comentário:

Nenhum comentário: