segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Putin fracassa na Ucrânia mas agora tem apoio de Trump

 Três anos depois da invasão da Ucrânia, a Rússia não consegue vencer a guerra que esperava ganhar em dias, semanas ou alguns meses e uma reviravolta na política dos Estados Unidos sob Donald Trump joga uma boia da salvação para o ditador Vladimir Putin. Em duas votações nas Nações Unidas, os EUA votaram com a Rússia para negar que este país seja o agressor.

A Rússia ocupa pouco menos de um quinto do território ucraniano e nenhum dos dois lados consegue avançar. A economia russa mostra sinais de desgaste, mas a expectativa de que Trump levante as sanções dão novo ânimo ao país abalado pela guerra de conquista iniciada por seu ditador, que tem prisão decretada pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por sequestro e deportação de crianças ucranianas.

O presidente Volodymyr Zelensky resiste à chantagem de Trump para ceder a metade das riquezas minerais da Ucrânia, mas sabe que o país depende dos EUA, então pede garantias de segurança. De um lado, sofre pressão para ceder a soberania nacional a Putin; do outro, para ceder a soberania econômica a Trump.

Nenhum comentário: