sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Hoje na História do Mundo: 28 de Fevereiro

 JAPÃO INVADE JAVA

    Em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45), o Japão invade Java, a ilha que é o centro do poder político na Indonésia, e ocupa a então colônia holandesa até o fim da guerra.

O Japão é um país com escassez de recursos energéticos. Ocupa a região da Manchúria, no Norte da China, em 1931, para explorar as reservas de carvão para sua indústria. Em 1937, o Império do Japão invade o resto da China, não todo o país, o que seria impossível por causa do tamanho, mas as principais cidades próximas da costa.

Para cortar o fornecimento dos EUA à China de armamentos, combustível e outros materiais, o Japão invade, em 22 de setembro de 1940, a Indochina Francesa, que inclui o Vietnã, o Laos e o Camboja. Em resposta, os EUA impõe um embargo à venda de petróleo ao Japão.

Em plena guerra, o Japão precisa de petróleo. O ataque de surpresa à Frota do Pacífico dos EUA, baseada em Pearl Harbor, no Havaí, em 7 de dezembro de 1941, é a reação japonesa ao boicote à venda de petróleo e leva os EUA a entrar na guerra. O Japão precisa de mais petróleo ainda.

A Indonésia, grande produtora de petróleo, passa a ser um objetivo. Em março de 1942, os japoneses assumem o controle do país. 

Até o fim da guerra, ocupam todas as colônias europeias no Sudeste Asiático, até a Birmânia, mas não a Tailândia, que não era colônia, com extrema crueldade e ainda tem o desplante de afirmar que estão libertando os países asiáticos do colonialismo europeu. 

No fim da guerra, começa a luta desses países pela independência.

ESTRUTURA DO DNA

    Em 1953, os cientistas James Watson e Francis Crick, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, anunciam a descoberta da estrutura da molécula do ácido desoxirribonucleico (DNA), que compõe o código genético da humanidade, em forma de uma escada torcida como uma hélice dupla.

O DNA é descoberto em 1869 pelo bioquímico suíço Johann Friedrich Miescher, mas só em 1943 se entende sua importância na transmissão da herança genética. Através da difração, Watson e Crick revelam a estrutura molecular do DNA. Eles dividem o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 1962 com Maurice Wilkins.


ASSASSINATO DE OLOF PALME

    Em 1986, o primeiro-ministro sueco Olof Palme, um pacifista que se opôs à Guerra do Vietnã, é assassinado em Estocolmo.
Olaf nasce em 30 de janeiro de 1927 numa família rica. Ele estuda nos Estados Unidos e se forma em direito na Universidade de Estocolmo em 1951. Ativista do Partido Social-Democrata, torna-se secretário pessoal do primeiro-ministro Tage Erlander em 1953 e é eleito deputado em 1958.

Palme entra para o governo como ministro sem pasta em 1963 e ministro da Comunicação em 1965. Vira ministro da Educação e de Assuntos Eclesiásticos em 1967. Vira líder do partido e primeiro-ministro em 1969.

Por ser contra a intervenção militar dos EUA no Vietnã, acolhe jovens norte-americanos que se negam a ir para a guerra. Em 1976, cai quando os sociais-democratas perdem as primeiras eleições na Suécia em 44 anos.

Depois do acidente nuclear da usina de Three Mile Island, nos EUA, faz campanha bem-sucedida para fechar as usinas nucleares da Suécia. Volta ao poder em 1982 e governa o país até sua morte.

Christer Pettersson é condenado em julho de 1989 e sentenciado a prisão perpétua. A condenação é anulada em outubro do mesmo sob a alegação de que não é descoberta nenhuma arma nem motivo para o crime, Em 2020, um procurador sueco afirma ter "provas razoáveis" para acusar Stig Engström, que estava presente na cena do crime e tinha acesso ao tipo de arma usada no assassinato, mas Engström estava morto desde 2000, antes de ser denunciado. 

RENÚNCIA DO PAPA

    Em 2013, Bento XVI se torna o primeiro papa a renunciar desde Gregório XII, em 1415.
O cardeal Joseph Ratzinger representa a ala conservadora da Igreja Católica. Como prefeito da Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé, a antiga Inquisição, impõe o silêncio ao frei brasileiro Leonardo Boff e a outras vozes do setor mais progressista.

Como papa, é acusado de leniência diante dos escândalo de abusos sexuais cometidos dentro da Igreja. Com a saúde debilitada, Bento XVI decide renunciar e se torna papa emérito quando o Papa Francisco assume o comando do Vaticano. Agora, é Francisco que está doente.

Nenhum comentário: