MARIA, RAINHA DA ESCÓCIA
Em 1587, Maria Stuart, rainha da Escócia e rival de Elizabeth I, da Inglaterra, é decapitada no Castelo de Fotheringhay, no Condado de Northampton.
Maria Stuart é a única filha do rei Jaime V e de sua mulher francesa, Maria de Guise. Seis dias depois de seu nascimento, em 1542, o pai morre e ela se torna Rainha da Escócia.
Na Inglaterra, com a morte de Henrique VIII, em 1547, seu filho Eduardo VI ascende ao trono aos nove anos. Doente, morre aos 15, abrindo uma luta pela sucessão entre suas duas irmãs, a católica Maria Tudor, filha do primeiro dos seis casamentos do rei, e a protestante Elizabeth Tudor, filha do segundo casamento.
Henrique VIII rompe com a Igreja Católica em 1534 depois de se divorciar de Catarina de Aragão, filha do rei Fernando II, da Espanha, e se casar com Ana Bolena, mãe de Elizabeth. Assim, elas iniciaram uma era de guerras religiosas que se arrasta até hoje na Irlanda do Norte.
Em 1553, com a morte de Eduardo VI, Maria Tudor (1553-58) assume o trono da Inglaterra, depois de uma breve tentativa de usurpação por Lady Jane Grey. Maria I entra para a história como Maria Sanguinária (Bloody Mary) por sua tenaz perseguição aos protestantes na tentativa de restaurar o catolicismo.
Com a morte de Maria I, em 1558, Elizabeth I (1558-1603) se torna uma das rainhas mais poderosas da História da Inglaterra. Durante o período elizabetano, época de florescimento da literatura de William Shakespeare, o país se torna uma grande potência, entra na era das grandes navegações e começa a construir o Império Britânico.
Sobrinha-neta de Henrique VIII e filha de Jaime V da Escócia, Maria Stuart é uma ameaça ao poder de Elizabeth I.É a primeira na linha de sucessão ao trono. Como os católicos consideram o divórcio e o segundo casamento de Henrique VIII ilegítimos, Elizabeth I seria uma filha bastarda e não teria direito ao trono.
Henrique II, da França, reivindica então a coroa para Maria Stuart, sua nora. Em 1559, com a morte de Henrique II, Maria vira Rainha da França, mas seu marido, o rei Francisco II, morre em 1560, deixando-a viúva aos 18 anos.
Ao voltar à Escócia, Maria Stuart não está preparada para os desafios da luta pelo poder. Elizabeth I não a aceita como sucessora. Acusada de assassinato, abdica do trono da Escócia em favor de seu filho Jaime VI em 1567, é presa, condenada e executada na Inglaterra.
Por ironia da História, Maria Stuart está enterrada na Abadia de Westminster num túmulo do mesmo esplendor que o de sua arqui-inimiga Elizabeth I. Com a morte de Elizabeth I, seu filho se torna Jaime I, da Inglaterra, e resolve honrar a memória da mãe.
IMPÉRIO AUSTRO-HÚNGARO
Em 1867, o Império da Áustria, herdeiro do Sacro Império Romano-Germânico, se une ao Reino da Hungria para formar o Império Austro-Húngaro ou a Monarquia Dual.
Com a derrota na Guerra Austro-Prussiana (1866), a Áustria se volta para o Leste e forma com a Hungria o segundo maior país de Europa, de 621.583 quilômetros quadrados, atrás apenas da Rússia, e o terceiro maior em população, depois da Rússia e da Alemanha.
O Império Austro-Húngaro tem a quarta maior indústria de fabricação de máquinas do mundo, depois dos Estados Unidos, da Alemanha e do Reino Unido. É o terceiro maior fabricante e exportador mundial de eletrodomésticos e equipamentos para usinas de energia elétrica.
Em 1868, o Reino da Croácia-Eslavônia passa a integrar o império por causa do Acordo Croata-Húngaro. A partir de 1878, a Bósnia-Herzegovina fica sob o controle cívico-militar austro-húngaro até ser anexada em 1908, o que gera a Crise da Bósnia.
A Rússia e a Sérvia protestam contra a anexação da Bósnia, mas recuam quando a Alemanha anuncia o apoio à Áustria-Hungria. Essa rivalidade está na origem da Primeira Guerra Mundial (1914-18). Em 1892, a Alemanha, a Áustria-Hungria criam a Tríplice Aliança, um pacto militar defensivo.
O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro, pelo estudante radical sérvio Gavrilo Princip em 28 de junho de 1914 em Sarajevo, a capital bósnia, é o estopim, a causa imediata da Grande Guerra, como é chamada na época.
No fim da Primeira Guerra Mundial, o Império Austro-Húngaro se dissolve. Parte de seu território passa a fazer parte da Polônia, cuja maior parte estava sob o controle da Rússia, a Tcheco-Eslováquia e o Reino Eslovaco-Sérvio-Croata, que em 1928 passa a se chamar Iugoslávia, se tornam independentes.
NASCIMENTO DE UMA NAÇÃO
Em 1915, estreia do filme mudo Nascimento de uma Nação, com direção de David Wark Griffith, a primeira produção de Hollywood a estourar as bilheterias.
É um filme épico em duas partes. A primeira, sobre a Guerra da Secessão (1861-65), vai até o assassinato do presidente Abraham Lincoln. A segunda trata do período caótica da Era da Reconstrução (1865-77) pós-guerra civil.
Com base no livro The Clansman, de Thomas Dixon, é uma obra importante pelas inovações técnicas e dramáticas, o primeiro longa-metragem de sucesso, mas condenado pelo racismo e pela apologia ao movimento terrorista branco Ku Klux Klan. Tem um orçamento de US$ 110 mil e 1.544 tomadas de cena. Para comparar, o filme italiano Cabiria (1914), da mesma época, tem menos de 100.
VITÓRIA EM GUADALCANAL
Em 1943, as forças do Império do Japão abandonam Guadalcanal, uma das Ilhas Salomão, no fim de uma batalha contra os Estados Unidos e aliados durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45), uma operação de assalto anfíbio dos fuzileiros navais norte-americanos que marca uma vira da guerra no Oceano Pacífico.
Guadalcanal é a maior das Ilhas Salomão, um arquipélago de 922 ilhas e atóis, 347 habitadas. Ficam a nordeste da Austrália e abrigam povos que falam 87 línguas diferentes. O primeiro contato com europeus é com o espanhol Álvaro de Mendana de Meyra, em 1568.Em 1893, o Império Britânico anexa Guadalcanal e algumas ilhas do Centro e do Sul do arquipélago. A A Alemanha ocupa ilhas do Norte em 1885 e as cede aos britânicos em 1900.
O Japão invade Guadalcanal em 1942 e começa a construir uma pista de pouso. Os fuzileiros navais dos EUA atacam a ilha em 7 de agosto de 1942. Entre 24 de agosto e 30 de novembro, há seis batalhas navais ao redor da ilha.
Durante a batalha, cerca de 1,6 mil soldados norte-americanos morrem em combate, 4 mil saem feridos e milhares morrem de doenças tropicais. O Japão perde 24 mil soldados. Em 31 de dezembro de 1942, o imperador Hiroíto autoriza as forças japonesas a se retirar. Cinco semanas depois, os EUA controlam a ilha.
Guadalcanal se torna independente do Império Britânico em 1978.
SÍNDROME DO VIETNÃ
Em 1976, estreia um clássico da história do cinema, Motorista de Táxi, do diretor Martin Scorcese, com Robert de Niro como protagonista no papel de um motorista de táxi de Nova York perturbado mentalmente por lutar na Guerra do Vietnã (1955-75).
Quando Iris (Jodie Foster), uma prostituta de 12 anos de idade, entra no seu carro para fugir de um cafetão, ele decide salvá-la, embora ela não mostre nenhuma intenção de mudar de vida.
Travis começa um treinamento físico intensivo e compra quatro revólveres de um traficantes de armas. Quando está numa loja durante um assalto, mata o bandido e o dono da loja assume a responsabilidade para evitar que ele seja preso por uso de armas ilegal.
Ao tentar resgatar Iris de um bordel, participa de um tiroteio e vira herói da imprensa sensacionalista por defender a menina prostituta. Depois, recebe uma carta do pai de Iris dizendo que ela voltou para casa em Pittsburgh, se regenerou e voltou para a escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário