domingo, 23 de fevereiro de 2025

Hoje na História do Mundo: 23 de Fevereiro

NASCIMENTO DE HÄNDEL

    Em 1685, o compositor e instrumentista Georg Friedrich Händel, um dos gênios da música barroca, nasce em Halle, no Eleitorado de Brandemburgo, hoje parte da Alemanha.

Desde menino, Händel revela um grande talento musical. Ele estuda em Halle com o compositor Friedrich Zachow, que lhe ensina composição e instrumentos com teclados. Aos 9 anos, é um bom tecladista.

Händel vira organista da Catedral de Halle, uma igreja protestante calvinista, fica só um ano e vai para Hamburgo, onde toca violino na orquestra da ópera. Também toca cravo.

Ele viaja de 1706 a 1710 pela Itália, onde conhece grandes músicos italianos como Arcangelo Corelli e Alessandro Scarlatti e sofre influências que marcam sua carreira musical.

Em 1710, Händel é nomeado maestro pelo eleitor de Hanôver, o futuro rei George I, do Reino Unido. Naquele ano, vai para a Inglaterra, onde faz grande sucesso. Quando a rainha Ana morre, em 1714, George I ascende ao trono. Em 1718, ele vai para a Inglaterra, onde fica até o fim da vida. Ele morre em Londres em 14 de abril de 1759 e está enterrado na Abadia de Westminster.

Sua obra inclui óperas, oratórios e composições instrumentais, inclusive o mais famoso de todos os oratórios, Messias (1741), uma das obras mais importantes da história da música.

CERCO DO ÁLAMO

    Em 1836, durante a Guerra da Independência do Texas ou Revolução Texana, o Exército do México, com 1,8 a 6 mil soldados, sob o comando do general Antonio López de Santa Anna, cerca o forte do Álamo, que cai 13 dias depois e vira um símbolo de resistência heroica.

A edificação é a antiga capela da Missão Santo Antônio de Valero, fundada por frades franciscanos entre 1716 e 1718. No fim do século 18, a missão é abandonada. A partir de 1801, a capela é usada por tropas espanholas. Nesta época, o lugar ganha o nome de El Álamo.

Quando começa a Revolução Texana, em dezembro de 1835, um grupo de voluntários, muitos recém-chegados aos Estados Unidos, expulsa as forças do México de Santo Antônio e ocupa o Álamo.

Alguns líderes texanos, entre eles Sam Houston, são a favor de abandonar as posições, impossíveis de defender com poucos soldados, mas os voluntários do Álamo decidem não recuar.

Quando o Exército mexicano chega, há entre 183 e 189 homens no Álamo. O comandante, coronel William Travis, manda uma carta pedindo ajuda. A resistência dura 13 dias. Em 6 de março, os mexicanos invadem por uma brecha na parede externa e subjugam as forças norte-americanas.

O general Santa Anna adota uma política de não prender os inimigos. Manda executar todos. Só 15 pessoas sobrevivem, quase todas mulheres e crianças.

Em 21 de abril de 1836, uma força de 900 homens sob o comando de Houston derrota o Exército de Santa Anna, de 1,2 a 1,3 mil soldados, na Batalha de São Jacinto, com o grito de guerra: "Lembrem do Álamo!"

Depois de 1845, quando os EUA anexam o Texas, o Álamo é usado pelo Exército dos EUA. O grito de guerra "Lembrem do Álamo!" é repetido pelos soldados na Guerra Mexicano-Americana (1846-48). Ao todo, os EUA tomam mais de 40% do México, desgraçado ainda mais pela ditadura do general Santa Anna.

BANDEIRA EM IWO JIMA

    Em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45), seis soldados norte-americanos cravam a bandeira dos Estados Unidos pela primeira vez em solo do Japão, no Monte Suribachi, na Ilha de Iwo Jima.

Iwo Jima é uma batalha épica e feroz que dura um mês e uma semana, até 26 de março, e termina com a morte de mais de 6 mil soldados norte-americanos e 18 mil japoneses.

A fotografia dos fuzileiros navais cravando a bandeira dos EUA no topo do Monte Suribachi é uma das imagens-símbolo da Segunda Guerra Mundial. É reencenada para fotos oficiais e há uma batalha sobre que etnias seriam representadas que desmascara o racismo nos EUA, que usam negros e indígenas na guerra.

É o tema do filme A Conquista da Honra, de Clint Eastwood, com o lado norte-americano na Batalha de Iwo Jima, enquanto Cartas de Iwo Jima dá a versão japonesa através das cartas dos soldados.

PRIMEIRA VACINA CONTRA PÓLIO

    Em 1954, alunos da Escola Primária Arsenal, em Pittsburgh, na Pensilvânia, recebem as primeiras doses da vacina contra a poliomielite do Dr. Jonas Salk.

Logo, o Dr. Albert Sabin faria uma nova vacina, aplicada por via oral. Graças às vacinas, os casos foram reduzidos em 99%. Só no Afeganistão e no Paquistão havia incidência da doença, que causa paralisia infantil com sequelas para toda a vida. Mas a situação piora por causa dos movimentos antivacinas.

CAMPEÕES DO GRAMMY

    Em 2000, o músico mexicano-norte-americano Carlos Santana ganha oito Prêmios Grammy pelo álbum Supernatural, igualando o recorde de Michael Jackson.
Santana nasce em Autlán de Navarro, no México, em 20 de julho de 1947. Começa a tocar violino aos 5 anos. Aos 8 anos, mudara para a guitarra. Na adolescência, toca em bandas de Tijuana, na fronteira com os Estados Unidos.

Nos anos 1960, a família migra para os EUA. Sob influência da florescente cena de rock de São Francisco, ele forma em 1966 a Santana Blues Band. Quando faz contrato com a gravadora Columbia Records, o grupo vira apenas Santana.

Com um estilo singular que mistura rock, jazz, blues, ritmos afro-cubanos e latinos, Santana é um dos destaques do Festival de Woodstock, em agosto de 1969. Nas décadas seguintes, a banda segue uma linha de fusão entre rock e jazz que reflete a admiração de Santana por Miles Davis e John Coltrane. Faz colaborações com estrelas do jazz como Buddy Miles, Stanley Clarke e John McLaughlin.

O álbum Supernatural (1999) tem a colaboração da cantora Lauryn Hill e o superguitarrista Eric Clapton.

Nenhum comentário: