quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Hoje na História do Mundo: 16 de Novembro

EMBOSCADA PARA O INCA

    Em 1532com apenas 200 homens, o conquistador espanhol Francisco Pizarro arma uma emboscada para capturar Ataualpa, o último imperador do Império Inca, que tem um exército de 80 mil homens.

O Império Inca está saindo de uma guerra civil. Ataualpa, filho mais jovem do inca Huayna Capac, acaba de depor o meio-irmão Huascar num conflito que divide o império, quando Pizarro chega, em 1531, em nome de Carlos V, da Espanha, imperador do Sacro Império Romano-Germânico, o monarca mais poderoso na época.

Ao saber da guerra, Pizarro recruta soldados de Huáscar e manda o irmão Hernán convidar Ataualpa para uma festa em homenagem a sua entronização na cidade de Cajamarca e convencer o inca a ir desarmado.

Ataualpa vai com 5 mil homens desarmados. Pizarro envia o frei Vicente de Valverde, que dá uma Bíblia ao imperador inca e o intima a se converter ao cristianismo e se submeter ao imperador Carlos V. O inca se recusa e joga a Bíblia no chão.

As tropas da Pizarro então abrem fogo, encurralam os incas nas ruelas de Cajamarca e massacram os 5 mil soldados de Ataualpa em uma hora.

Por achar que Ataualpa tem mais valor vivo do que morto, Pizarro salva a vida do imperador, que oferece uma sala cheia de ouro e prata como resgate. O conquistador aceita, mas denuncia Ataualpa por incitar à rebelião.

Condenado, Ataualpa seria queimado vivo numa fogueira, a pena de morte dos espanhóis para pagãos. Valverde oferece clemência se ele se converter. O imperador aceita, mas é estrangulado em 29 de agosto de 1533.

CACHOEIRA DE VITÓRIA

    Em 1855, o explorador britânico David Livingstone é o primeiro europeu a chegar à Cachoeira de Vitória, no coração da África.

MULHER NO PODER EM PAÍS MUÇULMANO

    Em 1988, Benazir Bhutto se torna a primeira mulher a governar um país muçulmano na era moderna.

Filha mais velha do primeiro-ministro Zulfikar Ali Bhutto, Benazir estou nas universidades de Harvard, nos Estados Unidos, e de Oxford, na Inglaterra. Quando o general Zia ul-Haq deu um golpe, em 1979, e o pai foi executado, em 1979, Benazir se tornou sua herdeira política.

Com a morte de Zia num acidente de avião com suspeita de sabotagem, em 17 de agosto de 1988, e a redemocratização do Paquistão, Benazir liderou e levou à vitória o Partido Popular Paquistanês e conquistou seu lugar na história.

Benazir governa de 2 de dezembro de 1988 a 6 de agosto de 1990 e de 18 de outubro de 1993 a 5 de novembro de 1996. Com a derrota nas eleições de 1997, Benazir vai para o exterior. Por uma década, vive entre Londres e Dubai. Volta ao Paquistão em 2007 para disputar as eleições de 2008. Durante a campanha eleitoral, é assassinada num atentado terrorista atribuído a extremistas muçulmanos, em 27 de dezembro de 2007.

Nenhum comentário: