Em pleno mês do Ramadã, sagrado para os muçulmanos, a polícia de Israel invadiu a mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém, um dos lugares mais sagrados do Islã, para perseguir manifestantes que atacavam com pedras, aumentando a tensão acirrada desde o início do ano, com a posse do governo mais extremista da história moderna de Israel.
Sob protesto das potências ocidentais, a comissária dos direitos das crianças do Kremlin, Maria Lvova Belova, participou de uma reunião informal do Conselho de Segurança das Nações Unidas. No mês passado, ela e o ditador Vladimir Putin tiveram a prisão decretada pelo Tribunal Penal Internacional pelo sequestro e deportação para a Rússia de crianças ucranianas.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, foi à Polônia, um dos países que mais o apoiam na guerra contra a Rússia e um modelo de desenvolvimento que a Ucrânia pretende imitar.
Na Califórnia, o presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, deputado republicano Kevin McCarthy, recebeu a presidente de Taiwan, a província que a China considera uma província rebelde. Para aliviar a tensão, o ex-presidente Ma Ying Jeou se tornou o primeiro líder taiwanês a visitar a China.
A Austrália e o Canadá ameaçam processar a empresa Open AI, responsável pelo Chat-GPT. O governo canadense está preocupado com a coleta, o uso e a revelação de informações privadas. Na Austrália, um prefeito exige a mudança no resultado de uma pesquisa que diz que ele foi preso por corrupção. Pode ser o primeiro processo por difamação contra uma inteligência artificial.
A ex-primeira-ministra Jacinda Ardern fez seu último discurso no Parlamento da Nova Zelândia. Estrela no combate à pandemia, vai deixar a política para trabalhar em organizações não governamentais.
O aquecimento global causa um aumento no número de casos de dengue, zika e chicungunha, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Com a guerra e a inflação renitente, o crescimento do comércio internacional deve cair para 1,7% neste ano, prevê a Organização Mundial do Comércio (OMC). Meu comentário:
Nenhum comentário:
Postar um comentário