sábado, 15 de abril de 2023

EUA denunciam militar pelo vazamento de segredos do Pentágono

 Um aviador e técnico em informática da Guarda Nacional Aérea do estado de Massachusetts preso na quinta-feira foi denunciado ontem por roubar e divulgar documentos ultrassecretos do Departamento da Defesa dos Estados Unidos e pode pegar muitos anos de cadeia por espionagem. 

Jack Douglas Teixeira, de 21 anos, gosta de armas de fogo, equipamentos militares, memes racistas e antissemitas, videogames e Deus, informa o jornal The New York Times. Ao que tudo indica, não é agente russo.

Como a principal conclusão dos vazamentos é que a Guerra da Ucrânia caminha para um longo impasse sangrento, analistas militares norte-americanos alertam que é preciso passar do campo de batalha para a mesa de negociações.

As declarações do presidente da França, Emmanuel Macron, durante visita à China, de que a Europa precisa de autonomia estratégica para não ser vassalo dos EUA abalaram tanto a União Europeia quanto a aliança ocidental. Macron conseguiu uma vitória na reforma da previdência, mas se queimou politicamente dentro da França e agora no mundo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerrou uma visita a Beijim em que consolidou a parceria econômica entre Brasil e China. A proposta de criar um "clube da paz" não prosperou. Nem Rússia, nem Ucrânia e nem a China parecem interessadas em negociações. Mas os 25 anos do acordo de paz que acabou com a guerra civil na Irlanda do Norte mostram que vale a pena iniciar o diálogo mesmo quando parece impossível. Meu comentário:

Nenhum comentário: