segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Liz Truss é a terceira primeira-ministra do Reino Unido

 O país de mulheres poderosas como a rainha Elizabeth I (1558-1603) e a primeira-ministra Margaret Thatcher (1979-90) tem uma nova mulher no poder. A ministra do Exterior, Liz Truss, foi eleita líder do Partido Conservador. 

Nesta terça-feira, a rainha Elizabeth II a convida a formar um novo governo, como manda o ritual da monarquia constitucional do Reino Unido. Ela chega ao poder sem a legitimidade do voto popular.

Liz Truss substitui o demissionário Boris Johnson (2019-22), desmoralizado por suas mentiras e festinhas na residência oficial e sede do governo durante a pandemia, na chefia do partido e do governo depois de uma longa batalha pela liderança conservadora. 

Amanhã, Johnson vai ao Castelo de Balmoral, na Escócia, onde a rainha passa o verão, pedir demissão. Truss se apresenta em seguida. Elizabeth II vai encarregá-la de formar um novo governo.

Na última etapa da disputa pela liderança conservadora, com apenas dois candidatos, depois da eliminação do menos votado em várias rodadas dentro da bancada, votaram todos os membros do Partido Conservador. Truss conquistou 81.326 votos (57,4%) contra 60.399 (42,6%) do ministro das Finanças, Rishi Sunak, cuja renúncia foi decisiva para a queda de Johnson.

Leia mais em Quarentena News.

Nenhum comentário: