terça-feira, 6 de setembro de 2022

Hoje na História do Mundo: 6 de Setembro

 FROTA DE MAGALHÃES TERMINA VOLTA AO MUNDO

    Em 1522, Victoria, um dos navios da frota de Fernão de Magalhães, chega a Sanlúcar de Barrameda, na Espanha, sob o comando de Juan Sebastián Elcano, completando a primeira viagem de circunavegação da Terra, a serviço da coroa espanhola, com 18 homens a bordo. 

Magalhães não completou a viagem. Morreu em 27 de abril de 1521 na ilha de Mactán, na região de Cebu, nas Filipinas.

PRIMEIRO TANQUE DE GUERRA

    Em 1915, um protótipo de tanque de guerra chamado Little Willie sai da linha de montagem na Inglaterra e não é um sucesso no primeiro momento. 

Ele pesa 14 toneladas, para nas trincheiras e se arrasta sobre terreno acidentado a uma velocidade de 2 km/h, mas o tanque de guerra evolui e se torna um elemento decisivo do campo de batalha.

O tanque é desenvolvido em resposta à guerra de trincheiras que marca a Primeira Guerra Mundial (1914-18). Entra em combate na Batalha do Somme, em 15 de setembro de 1916. 

Na Segunda Guerra Mundial (1939-45), o tanque exerce um papel dominante no campo de batalha. É um elemento central na blitzkrieg, a guerra-relâmpago em alta velocidade da Alemanha Nazista, com aviação e tanques de alta velocidade para romper as linhas de defesa do inimigo.

Depois da batalha de Kursk, a maior batalha de tanques da história, com 7.360 tanques soviéticos e 3.253 tanques alemães, o Exército Vermelho da União Soviética inicia uma contraofensiva que termina em Berlim com a vitória sobre o nazismo, em 8 de maio de 1945.

NAVRATILOVA PEDE ASILO

    Em 1975, a tenista tcheco-eslovaca Martina Navratilova, uma das maiores jogadoras da história, pede asilo político aos Estados Unidos. 

Em 1981, depois de ter a cidadania cassada pelo regime comunista, ela se torna cidadã norte-americana.

Nenhum comentário: