domingo, 10 de abril de 2022

Hoje na História do Mundo: 10 de Abril

ASSASSINATO DE ZAPATA

    Em 1919, o Exército do México mata numa emboscada no estado de Morelos o líder indígena e camponês da Revolução Mexicana de 1910, Emiliano Zapata, o Caudilho do Sul, um herói popular imortalizado no cinema, onde foi encarnado por Marlon Brando.

Zapata nasce em uma família camponesa em 8 de agosto de 1879. Em 2008, é recrutado pelo Exército depois de tentar recuperar terras tomadas por grandes fazendeiros. Com a revolução e a queda do ditador Porfirio Díaz, cria um exército camponês com o slogan Terra e Liberdade.

Por reivindicar a reforma agrária, Zapata e sua guerrilha camponesa são contra os governos de Francisco Madero, Victoriano Huerta e Venustiano Carranza. Nunca chegam ao poder central, mas fazem a reforma agrária nas terras sob seu controle e ajudam agricultores pobres.

Sua luta pela terra vai muito além de sua morte. Em 1994, o Exército Zapatista de Libertação Nacional iniciou uma rebelião no estado de Chiapas contra a participação do México no Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta).

FIM DO SONHO

    Em 1970, pouco antes de lançar seu primeiro álbum solo, em nota à imprensa, o cantor, compositor e baixista Paul McCartney anuncia a separação dos Beatles para choque dos fãs no mundo inteiro.

Paul admite que é o início de uma carreira solo e explica a separação: "Diferenças pessoais, diferenças nas negócios, diferenças musicais, mas mais do que tudo porque tenho mais tempo para minha família. Temporária ou permanente? Realmente não sei."

Antes do fim do ano, Paul vai à Justiça para separar os Beatles legalmente. Todos eram brilhantes, mas as carreiras solos nunca superaram a banda.

DIPLOMACIA DO PINGUE-PONGUE

    Em 1971, uma equipe de tênis de mesa dos Estados Unidos inicia uma turnê de uma semana na China a convite do regime, interessado em melhorar as relações com Washington, no que ficou conhecido como diplomacia do pingue-pongue, que abriu caminho para as visitas do assessor de Segurança Nacional, Henry Kissinger, e do presidente Richard Nixon.

Os EUA não estabelecem relações com a República Popular da China depois da vitória da revolução comunista liderada por Mao Tsé-tung, em 1º de outubro de 1949.

Durante a Guerra da Coreia (1950-53), uma guerra entre EUA e China. Quando as forças internacionais sob a liderança dos EUA contra-atacam depois que a Coreia do Norte invade o Sul e cruzam o paralelo 38º Norte, o 4º Exército da China, sob o comando de Lin Piao, atravessa o Rio Yalu e empurra os EUA de volta para o Sul.

Na Guerra do Vietnã, China e EUA apoiaram lados contrários. A reaproximação foi resultado do rompimento entre a China e a União Soviética, a partir de 1964, que levou a escaramuças de fronteiras em 1969. Os EUA viram uma oportunidade de obter o apoio da China na Guerra Fria contra a URSS. A China queria garantias de segurança e aumento do comércio

Nenhum comentário: