terça-feira, 5 de abril de 2022

Hoje na História do Mundo: 5 de Abril

CASAMENTO PELA PAZ

    Em 1614, a princesa indígena Pocahontas, filha do cacique Powhatan, casa com o inglês John Rolfe, um produtor de tabaco, em Jamestown, na Virgínia, a primeira colônia inglesa na América, garantindo alguns anos de paz entre colonos e índios.

Jamestown, fundada em 1607 por 100 colonos ingleses, sofre com a fome, a doença e os ataques indígenas. John Smith, um aventureiro inglês que ajuda na defesa da colônia e mapeia a área, é capturado pelos indígenas e poupado da morte, no mesmo ano, supostamente por interferência da princesa de 13 anos, cujo verdadeiro nome é Matoaka.

Smith se torna presidente da colônia em 1608. Depois de um incêndio que destrói a maior parte da vila, Pocahontas é enviada pelo pai com ajuda e se torna amiga dos colonos.

John Rolfe chega em 1610 e introduz a plantação de tabaco, até hoje importante na Virgínia.

Em 1613, o capital Samuel Argall sequestra a princesa na esperança de usá-la para negociar uma paz duradoura. Ela é tratada como convidada. Converte-se ao cristianismo e é batizada como Rebecca.

Quando o cacique negocia a libertação da filha, ela está apaixonada por Rolfe. Eles se casam com a bênção do cacique e do governador da Virgínia. Em 1616, o casal viaja à Inglaterra e é recebido na corte do rei Jaime I. Na véspera da viagem de volta, Pocahontas morre, provavelmente de varíola.

Rolfe volta para a Virgínia e morre no Massacre de Jamestown, em 22 de março, de 1622, quando os índios mataram 347 colonos, um quarto da população da Virgínia.

ORIGEM DAS ESPÉCIES

    Em 1859, o naturalista inglês Charles Darwin envia aos editores os três primeiros capítulos de A Origem das Espécies, um dos livros mais importantes de todos os tempos, que revoluciona a biologia e a maneira como o homem vê a si mesmo ao propor a Teoria da Evolução.

Filho de um médico bem-sucedido, Darwin tem uma formação privilegiada. Desde jovem, mostra interesse por botânica e ciências naturais. Ele desenvolve a Teoria da Evolução das Espécies depois de uma viagem de cinco anos pelo mundo no navio Beagle, inclusive pela América do Sul, quando ficou impressionado pelos répteis das Ilhas Galápagos.

Em fevereiro de 1858, quando fazia pesquisa nas Ilhas Molucas, hoje parte da Indonésia, o naturalista Alfred Russell Wallace enviou uma carta a Darwin pedindo uma avaliação de sua teoria. Era o que o próprio Darwin desenvolvia há duas décadas. 

Os dois decidem fazer uma apresentação conjunta na Sociedade Lineana de Londres, o maior centro de estudos biológicos do Reino Unido, em 1º de julho de 1858. A primeira edição de A Origem das Espécies, lançada em novembro de 1859, se esgota rapidamente.

MORTE DE KURT COBAIN

    Em 1994, o cantor, compositor e guitarrista da banda de rock Nirvana, Kurt Cobain, morre em casa, em Seattle, no estado de Washington aos 27 anos, a mesma idade da morte de outros roqueiros famosos: Brian Jones, Jimi Hendrix, Jim Morris, Janis Joplin e Amy Winehouse. 

O corpo é encontrado três dias depois por Gary Smith, um eletricista que faria um serviço na casa. A polícia conclui que é suicídio.

Cobain tem problemas com drogas pesadas como heroína desde a adolescência. O nome da banda, Nirvana, sai que seria o paraíso do budismo, nas palavras, "a liberdade em relação à dor, ao sofrimento e ao mundo exterior". 

Nenhum comentário: