quarta-feira, 6 de abril de 2022

Hoje na História do Mundo: 6 de Abril

EUA ENTRAM NA GRANDE GUERRA

    Em 1917, por 373 a 50, a Câmara dos Representantes aprova a declaração de guerra à Alemanha, aprovada dois dias antes pelo Senado por 82 a 6, e os Estados Unidos entram oficialmente na Primeira Guerra Mundial (1914-18), "a guerra para acabar com todas as guerras", como afirma a propaganda do governo Woodrow Wilson (1913-21).

Quando a guerra começa, em 28 de julho de 1914, os EUA ficam neutros. Mas o Reino Unido, um parceiro comercial importante, forma com França e Rússia a Tríplice Entente, que luta contra a Alemanha e o Império Austro-Húngaro.

Em fevereiro de 1915, a Alemanha anuncia uma guerra contra os navios, neutros ou não, que entrem na zona de guerra ao redor das Ilhas Britânicas. Na Batalha do Atlântico, os submarinos alemães afundam vários navios, inclusive do Brasil, que também entra na guerra em 1917.

Em 7 de maio de 1915, o navio britânico Lusitania é torpedeado perto da costa da Irlanda. Morrem 1.198 passageiros, entre eles 128 norte-americanos. A Alemanha alegou que o navio transportava armas e munição.

Os EUA exigem reparações e o fim dos ataques. Em novembro, os alemães afundam um navio italiano e matam 272 pessoas, inclusive 27 norte-americanos. A opinião pública dos EUA começa a virar.

No início de 1917, a Alemanha intensifica a guerra naval no Atlântico e um submarino alemão põe a pique um navio de passageiros dos EUA. Em março, afunda mais quatro navios mercantes norte-americanos. Em 2 de abril, Wilson pede autorização ao Congresso para declarar guerra à Alemanha.

As primeiras 14 mil tropas dos EUA desembarcam na França em 26 de junho. Na primavera de 1918, a Alemanha lança sua última ofensiva na frente ocidental, mas a participação dos EUA é decisiva para a vitória aliada, em 11 de novembro de 1918.

Mais de 2 milhões de soldados norte-americanos serviram nos campos de batalha da Europa Ocidental. Cerca de 50 mil morreram.

Wilson apresenta um plano de paz de 14 pontos que serve de base para a Conferência de Versalhes, em 1919, onde é criada a Liga das Nações, a primeira organização internacional de caráter universal dedicada a manter a paz mundial. Mas o isolacionismo dos EUA prevalece. 

O Senado dos EUA não aprova a Convenção da Liga das Nações e as condições humilhantes impostas à Alemanha alimentaram o revanchismo que contribuiu para a ascensão do nazismo e a Segunda Guerra Mundial. A Paz de Versalhes foi a paz para acabar com todas as pazes.

Nenhum comentário: