sábado, 9 de abril de 2022

Hoje na História do Mundo: 9 de Abril

 NORTE VENCE GUERRA DA SECESSÃO

    Em 1865, o general Robert Lee, comandante das forças dos Estados Confederados da América, e 28 mil soldados do Sul se rendem ao general Ulysses Grant, comandante militar da União, no Tribunal de Justiça, de Appomattox, na Virgínia, pondo fim à Guerra da Secessão, o conflito mais sangrento da história dos Estados Unidos, em que morram 620 mil pessoas porque estados sulistas não aceitam a abolição da escravatura e tentam se separar.

Depois de ser obrigado a deixar a capital da Confederação, Richmond, na Virgínia, impedido de se reagrupar com o que restava do exército do Sul na Carolina do Norte e acossado pela cavalaria da União, Lee não tem saída.

As deserções aumentam. Em 8 de abril, os confederados estão totalmente cercados. No dia seguinte, Lee envia mensagem de rendição a Grant. Os dois generais se encontram às 13h na sala de visitas da casa de Wilmer McLean. Veteranos da Guerra Mexicano-Americana (1846-48), quando os EUA tomaram mais de um terço do território mexicanos, já se conhecem.

Grant chega com seu fardamento de guerra embarrado, enquanto Lee usa a farda de gala completa, com faixa e espada. Nos termos da proposta do Norte, todos os oficiais e soldados seriam perdoados e voltariam para casa com seus bens, principalmente os cavalos, que poderiam ser usados para um plantio tardio na primavera. Os famintos soldados do Sul receberiam comida.

Nenhum comentário: