sexta-feira, 1 de abril de 2022

Hoje na História do Mundo: 1º de Abril

DIA DOS BOBOS

    Em 1700, na Inglaterra, o Dia dos Bobos ou Dia da Mentira se torna popular com malandros e espertinhos fazendo troça dos outros, o que virou uma tradição galhofeira com que os jornais do país brincam até hoje.

A origem histórica da brincadeira é incerta. Alguns historiadores acreditam que a tradição remonta a 1582, quando a França mudou do Calendário Juliano para o Calendário Gregoriano, como determinou o Concílio de Trento, em 1563.

O início do ano passa a ser em 1º de janeiro e não na última semana de março até 1º de abril. Quem não percebe que o ano começa em janeiro e ainda segue a antiga data, em 1º de abril, é considerado tolo ou atrasado.

FORÇA AÉREA REAL

    Em 1918, a fusão da Corpo Real de Voo (RFC) e do Serviço Aéreo da Marinha Real (RNAS) cria a Força Aérea Real britânica (RAF), que se torna uma nova força armada do Reino Unido, ao lado do Exército e da Marinha.

O Reino Unido forma o batalhão de Engenheiros Reais, com aviões e balões, em abril de 1911. Em dezembro do mesmo ano, a Marinha cria a Escola de Voo da Marinha Real. Em maio de 1912, os dois são integrados ao RFC. O RNAS surge em julho de 1914.

Em 4 de agosto de 1914, o Reino Unido declara guerra à Alemanha e entra na Primeira Guerra Mundial (1914-18). Na época, o RFC tem 84 aeronaves e o RNAS 71.

Nos primeiros dois anos da guerra, a Alemanha usa melhor a aviação. Pilotos alemães como Manfred von Richthofen, o Barão Vermelho, bombardeiam a Inglaterra, o que leva à criação da RAF para realizar bombardeios estratégicos ao inimigo.

HITLER SENTENCIADO

    Em 1924, Adolf Hitler é sentenciado a cinco anos de confinamento pelo Golpe da Cervejaria, uma tentativa fracassada de tomar o poder iniciada em Munique, na Alemanha, por militares e membros do Partido Nazista, em 8 de novembro de 1923. Dois dias depois, Hitler é preso.

A Alemanha enfrenta uma crise séria depois da derrota na Primeira Guerra Mundial (1914-18) e das humilhações impostas pelo Tratado de Versalhes, a paz para acabar com todas as pazes, com hiperinflação de 30.000% ao ano.

O governo derrota o golpe, mas Hitler vence politicamente. Milhares de pessoas no mundo inteiro, inclusive jornalistas, acompanham o processo. 

Hitler parte para o ataque. Nos 25 dias do julgamento, acusa a França, os judeus e o marxismo pelos problemas da Alemanha. Os juízes conservadores deixam que ele tire o foco do golpe e os promotores são intimidados por militantes nazistas.

Na sua declaração final, Hitler anuncia que vai ignorar o veredito porque será absolvido pelo "tribunal eterno da história". Durante a prisão, o líder nazista escreve seu manifesto Mein Kampf (Minha Luta). Sai mais popular do que antes. Em 30 de janeiro de 1933, é eleito chanceler (primeiro-ministro) da Alemanha.

DESEMBARQUE EM OKINAWA

    Em 1945, depois de perder 116 aviões e ter três porta-aviões danificados, 50 mil fuzileiros navais dos Estados Unidos desembarcam no Sudoeste da ilha de Okinawa, que fica a 560 quilômetros ao sul da Kyushu, a mais próxima das quatro maiores ilhas do Japão.

Mais de 1,3 mil navios dos EUA convergem para Okinawa, que os norte-americanos pretendem usar como base para atacar as grandes ilhas do arquipélago japonês. Logo, eles tomam duas pistas de pouso e avançam para enfrentar 120 mil japoneses.

A Batalha de Okinawa dura 2 meses e 3 semanas. Vai até 22 de junho de 1945. Entre 14 e 20 mil norte-americanos e 110 mil japoneses morrem. Diante do número de baixas nas batalhas de Iwo Jima e Okinawa, os EUA decidem usar a bomba atômica para evitar a invasão das quatro grandes ilhas do Japão, que poderia custar 1 milhão de vidas.

Um comentário:

Simeon disse...

Um milhão de vidas é uma estimativa baixa. Meu pai foi instruído a utilizar martelo, prego, dois tijolos e uma bala quando estivesse perto de um soldado americano. Só tinha 5anos de idade...