sexta-feira, 8 de abril de 2022

Rússia admite grandes perdas e uma "enorme tragédia" na Ucrânia

O porta-voz do Kremlin, Dimitri Peskov, admite grandes perdas e reconhece que a guerra da Ucrânia é uma "enorme tragédia" para a Rússia. E a guerra pode durar anos, na previsão do comandante do Estado-Maior das Forças Armadas dos Estados Unidos, general Mark Milley.

A Rússia concentra as ações militares no Leste e no Sul da Ucrânia, para tomar as províncias de Donetsk e Lugansk, na Bacia do Rio Dom, e criar um corredor por terra até a península da Crimeia, anexada ilegalmente em 2014. Isto permitira a Putin declarar vitória e bater em retirada.

A Alemanha anunciou ter interceptado comunicações de rádio em que soldados russos confessariam a matança indiscriminada de soldados e civis ucranianos. Também tem imagens de satélite que mostram esses ataques.

Enquanto os Estados Unidos e a União Europeia anunciam novas sanções à Rússia, o impacto desta guerra econômica atinge países mais pobres. No Peru, um jovem morreu em confronto com a polícia durante protesto contra o aumento nos preços dos combustíveis. 

No Leste da África, a Etiópia, a Somália e o Quênia sobre de insegurança alimentar por causa da seca e da alta nos preços do trigo, elevados porque Rússia e Ucrânia respondem por 30% das exportações mundiais. Na Etiópia e na Somália, guerras civis tornam a situação ainda pior. Meu comentário:

Nenhum comentário: