quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Hoje na História do Mundo: 17 de Fevereiro

CHINA INVADE VIETNÃ

    Em 1979, pouco menos de dois meses depois que o Vietnã invade o Camboja e derruba o regime genocida do Khmer Vermelho, aliado de Beijim, o Exército Popular de Libertação da China invade o Vietnã, aliado da União Soviética, na primeira guerra aberta entre países comunistas.

As duas grandes potências comunista, a China e a URSS, apoiaram o Vietnã do Norte na guerra contra os Estados Unidos durante a Guerra Fria. Duas semanas antes do fim da Guerra do Vietnã com a queda de Saigon, em 30 abril de 1975, o Khmer Vermelho toma o poder no Camboja e instaura seu reino do terror, com apoio chinês.

Diante da rivalidade entre China e URSS, o Vietnã unificado fortalece as relações com os soviéticos. A invasão do Camboja, no Natal de 1978, e a queda do ditador Pol Pot, em 9 de janeiro de 1979, levou à invasão chinesa.

Depois de nove dias de intensos combates, a invasão foi repelida. A Guerra Sino-Vietnamita termina em 16 de março, mas as escaramuças na fronteira continuam até os anos. O Vietnã vence porque a China se retira e o Vietnã mantém a ocupação do Camboja.

Nenhum comentário: