terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Hoje na História do Mundo: 15 de Janeiro

USS MAINE EXPLODE EM HAVANA

    Em 1898, o navio de guerra encouraçado USS Maine explode no porto de Havana, onde protegia os interesses norte-americanos durante a luta pela independência de Cuba, o que serve de pretexto para a Guerra Hispano-Americana, um marco na expansão imperialista dos Estados Unidos, que conquistam as Filipinas e tornam Cuba num protetorado, e na decadência e fim do Império Espanhol.

O Maine era um navio de 6 mil toneladas e US$ 2 milhões. Um inquérito da Marinha dos EUA conclui que uma mina explodiu o encouraçado. Não responsabiliza a Espanha, mas o jornalismo amarelo (sensacionalista) do magnata da imprensa William Randolph Hearst convence a opinião pública e parte do Congresso.

Na Guerra da Independência de Cuba, surgem os campos de concentração para isolar as famílias camponesas. A indignação diante da violenta repressão espanhola e a manipulada explosão do Maine deflagram a guerra.

A Espanha anuncia uma trégua com os rebeldes em 9 de abril, mas o Congresso dos EUA reconhece o direito à independência de Cuba, exige a retirada das forças espanholas e autoriza o uso da força.

Em 24 de abril, Cuba declara guerra aos EUA, que fazem o mesmo no dia seguinte. É uma guerra unilateral. Em 1º de maio, em duas horas, os norte-americanos vencem a Batalha da Baía de Manila. Em agosto, os EUA tomam a capital das Filipinas.

A frota espanhola em Cuba estava ancorada em Santiago. Os norte-americanos invadem por terra a pressionam a armada espanhola, sob o comando do almirante Pascual Cervera, a sair para o mar em 3 de julho, onde é destruída pela Marinha dos EUA. Em 17 de julho, a Espanha se rende.

No Tratado de Paris, assinado em 10 de dezembro de 1898, a Espanha reconhece a independência de Cuba e cede as Filipinas, Guam e Porto Rico aos EUA.

Em 1975, um inquérito da Marinha dos EUA conclui que o Maine explodiu por causa de um curto-circuito.

Nenhum comentário: