sexta-feira, 21 de maio de 2021

Ontem na História do Mundo: 20 de maio

Em 1498, o navegador português Vasco da Gama chega à Índia ao fim de uma epopeia fantástico, marco da expansão colonial marítima de Portugal. Para evitar as calmarias na região do Golfo da Guiné, na África, os portugueses haviam aprendido que era preciso se afastar da costa africana. A frota de Vasco da Gama teria avistado aves marinhas e plantas aquáticas, sinais de que haveria terras do outro lado do Oceano Atlântico. Vasco da Gama passou as informações a Pedro Álvares Cabral, que descobriria o Brasil em 22 de abril de 1500.

Em 1506, morre o navegador genovês Cristóvão Colombo, descobridor da América, que acreditava ter chegado à Índia. O novo continente acabou sendo batizado em homenagem ao navegador florentino Américo Vespúcio, que afirmou ter chegada à América antes de Colombo, mas teria vindo pela primeira vez em 1947. O mapa múndi de Martin Waldseemüller, de 1507, foi o primeiro a apresentar o Novo Mundo como um continente separado, com o nome de América. Colombo morreu pensando que havia chegado à Índia.

Em 1862, o presidente Abraham Lincoln sancionou a Lei de Terras ou Lei de Propriedade Rural. Para estimular a imigração, os Estados Unidos davam a posse de uma área de 160 hectares a quem a cultivasse por cinco anos. A lei foi um incentivo importante na Marcha para o Oeste, que começa com a compra a Louisiana da França, em 1803, e vai até a compra do Alasca da Rússia, em 1867. A Lei de Terras tornou a posse o meio de acesso à terra nos EUA. A Lei de Terras do Brasil, de 1850, estabeleceu a propriedade como meio de acesso a terras, fazendo com que os grandes proprietários comprassem terras para seus filhos, o que levou à concentração fundiária.

Em 1873, o empresário Levi Strauss e o costureiro Jacob Davis patentearam os blue jeans, o traje operário se tornou moda no mundo inteiro e virou símbolo da juventude rebelde e da liberdade. Nos anos 1920, as calças Levi's passaram a ser as mais vendidas para homens nos EUA.

Em 1927, o aviador americano Charles Lindbergh decola para atravessar o Oceano Atlântico de avião. Foi o primeiro voo transatlântico solitário e sem escalas. Ele saiu de Nassau, no estado de Nova York, e chegou a Paris no dia seguinte com o avião Espírito de São Luís. 

Em 1940, a Alemanha nazista chegava à beira do Canal da Mancha em Abbeville, na França, durante a conquista deste país. Em 10 de julho, começaria a Batalha da Inglaterra, em que a Luftwaffe tentava obter o controle do espaço aérea para invadir o Reino Unido. Os combates duraram até 31 de outubro e a Força Aérea Real britânica venceu. O primeiro-ministro Winston Churchill comentou: "Nunca tantos deveram tanto a tão poucos", os cerca de 3 mil aviadores britânicos que participaram da luta.

Em 1969, depois de 11 dias de combates violentos, termina a Batalha da Colina do Hambúrguer, na Guerra do Vietnã, com a vitória dos EUA. Pelo menos 630 vietcongues e 72 americanos morreram. Apesar da vitória, os EUA se retiraram a os comunistas vietnamitas retomaram a colina. O alto custo em vidas e o escasso valor estratégico causaram indignação nos EUA e virou um símbolo da intervenção militar fracassada: combates violentos, muitas mortes e conquistas irrelevantes. Os EUA não perderam a Guerra do Vietnã militarmente. Perderam politicamente com a reação negativa dentro dos EUA e assinaram um tratado de paz em 1973. Em 30 de maio de 1975, as forças do Vietnã do Norte tomaram Saigon, a capital o Vietnã do Sul, e a rebatizaram como Cidade de Ho Chi Minh, o grande herói da luta contra o colonialismo francês e o imperialismo americano.

Em 1996, a Suprema Corte dos EUA anulou uma emenda à Constituição do estado do Colorado que proibia leis de proteção aos direitos dos homossexuais. O caso Romer x Evans foi o primeiro em que o supremo tribunal americano decidiu que a discriminação sexual violava os direitos fundamentais garantidos pela Constituição.

Nenhum comentário: