quarta-feira, 19 de maio de 2021

Estagnação no processo de paz leva a esta guerra permanente

Em nove dias, a atual batalha entre Israel e o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) e aliados criou uma catástrofe humanitária na Faixa de Gaza. Pelo menos 218 palestinos e 12 israelenses foram mortos.

A Faixa de Gaza um território estreito de 41 quilômetros de comprimento e largura de 6 a 12 km onde vivem 2 milhões de pessoas, numa das maiores concentrações populacionais da Terra, com 70% de desemprego e a infraestrutura arrasada mais uma vez, sem água e sem energia elétrica. Enquanto o Hamas disparar foguetes contra Israel, o primeiro-ministro linha-dura Benjamin Netanyahu não vai suspender a operação militar.

Este conflito uniu pela primeira vez os palestinos que vivem nos territórios árabes ocupados e os árabes com cidadania israelense. Os árabes são 20% da população de Israel, de 9,3 milhões de habitantes. Os palestinos são 5,5 milhões contando os moradores do setor oriental (árabe) de Jerusalém. Nesta terça-feira, fizeram uma greve inédita. Meu comentário sobre o processo de paz:

Nenhum comentário: