segunda-feira, 24 de maio de 2021

Hoje na História do Mundo: 24 de Maio

    Em 1543, morre em Frombork, hoje parte da Polônia, o astrônomo polonês Nicolau Copérnico. Pai da astronomia moderna, descobriu as leis da mecânica celeste e foi o primeiro a afirmar que a Terra e os outros planetas orbitavam ao redor do Sol e que esse movimento de translação e a inclinação do eixo da Terra eram responsáveis pelas estações do ano. 

Até então, a ciência acreditava que a Terra era o centro do Universo. A Igreja Católica reagiu. O astrônomo Galileu Galilei, que concordou com Copérnico, foi condenado pela Santa Inquisição por "heresia", foi obrigado a se retratar e passou o resto da vida em prisão domiciliar.

    Em 1844, o inventor americano Samuel Morse apresenta o telégrafo ao Congresso dos Estados Unidos. Em transmissão experimental, mandou a mensagem "o que Deus tem feito?" para Alfred Veil, que estava numa estação de rádio em Baltimore. Morse teve a ideia em 1832, quando estudava na França, e desenvolveu o projeto até 1835. Em 1838, ele e Veil criaram o Código Morse, a linguagem do telégrafo. Uma década depois da demonstração no Capitólio havia 32 mil quilômetros de cabos telegráficos nos EUA.

A invenção permitiu as comunicações a longa distância. Antes, usavam-se mensageiros, pombos-correios, tambores e sinais de fumaça. É o marco do início da era da eletricidade e das telecomunicações, que ganharam grande impulso com a invenção do telégrafo sem fio (rádio) pelo cientista italiano Guilhermo Marconi, em 1896. O sociólogo canadense Herbert Marshall McLuhan descreve o mundo criado na era eletrônica como a Galáxia de Marconi.

    Em 1883, é inaugurada a Ponte do Brooklyn, sobre o Rio do Leste, ligando os bairros de Manhattan e do Brooklyn, em Nova York. Na época, era a maior ponte pênsil do mundo. O presidente Chester Arthur e o governador nova-iorquino Grover Cleveland participaram da cerimônia.

    Em 1941, nasce Robert Zimmerman, mais conhecido como Bob Dylan, cantor, compositor e maior poeta a história do rock, laureado com o Prêmio Nobel de Literatura em 2016. Em seis décadas de carreira, foram mais de 600 músicas, mais de 40 discos e mais de 2 mil shows. No começo, era conhecido como um cantor de protesto e canções folclóricas. Ao ouvir The Beatles, aderiu à guitarra elétrica e estourou como superastro do rock. Entre suas músicas mais famosas, estão Like a Rolling StoneBlowin' in the Wind, Mr. Tamburine Man e Forever Young. Jimi Hendrix, o maior guitarrista e único virtuose da história do rock, fez uma versão magistral de All Along the Watchtower.


 
Em 1943, o campo de concentração e de extermínio de Auschwitz recebeu um novo médico, o Dr. Josef Mengele. Na época, ele tinha 32 anos. Ficou conhecido como o Anjo da Morte por suas experiências com os prisioneiros. Sob suas ordens, milhares receberam injeções com substâncias do petróleo ao clorofórmio. No fim da guerra, Mengele se escondeu numa fazenda na Baviera e fugiu para a América Latina. Em 1959, recebeu a cidadania paraguaia. Mais tarde, veio clandestinamente para o Brasil, onde morreu em 1979. Seis anos depois, os restos mortais foram exumados para confirmar a morte.

Nenhum comentário: