sábado, 29 de maio de 2021

Hoje na História do Mundo: 29 de Maio

    Em 1453, o Império Otomano (turco) toma Constantinopla, capital do Império Bizantino ou Império Romano do Oriente, marco do fim da Idade Média. Era o fim do Império Romano, quase mil anos depois da queda de Roma, em 476, nas invasões bárbaras. Maior império do Ocidente na Antiguidade, durou 1,5 mil anos, até o fim da Idade Média. 

Sob a liderança de Mehmet II, o Conquistador, os turcos cercaram Constantinopla em 6 de abril e a conquistaram 53 dias depois. A cidade é uma ponta entre a Ásia e a Europa. O Império Otomano havia invadido a Europa antes. Na Batalha do Kossovo, em 28 de junho de 1389, tomou a Sérvia.

A conquista de Constantinopla, hoje Istambul, na Turquia, abria caminho para a expansão do Império Otomano na Europa até o cerco de Viena, capital do Império Austríaco, que durou dois meses, em 1683. O recuo otomano começa em 1699. Com a derrota na Primeira Guerra Mundial, o Império Otomano foi extinto. Nascia a República da Turquia e o Oriente Médio era dividido entre os Impérios Britânico e Francês, que criaram a maioria dos países hoje existentes na região. 

    Em 1917, nasce John Fitzgerald Kennedy, que seria o 35º presidente dos Estados Unidos (1961-63)., uma das grandes figuras políticas da segunda metade do século 20. Com o então vice-presidente Richard Nixon, ele fez em 1960 o primeiro debate presidencial na história da televisão. Foi o primeiro presidente católico. E o mais jovem: chegou à Casa Branca com 43 anos.

Seu governo foi marcado pela fracassada Invasão da Baía dos Portos em Cuba, a construção do Muro de Berlim, a Crise dos Mísseis em Cuba, quando o mundo esteve perto de uma guerra nuclear, o movimento pelos direitos civis dos negros e o início do envolvimento militar dos EUA na Guerra do Vietnã. Kennedy decidiu mandar o homem à Lua. Os EUA passaram a apoiar a conspiração que levou ao golpe cívico-militar de 1964 e a 21 anos de ditadura.

JFK foi assassinado em Dallas, no Texas, em 22 de novembro de 1963. Os inquéritos concluíram que Lee Harvey Oswald agiu sozinho. Lee Oswald foi morto no dia seguinte diante das câmeras de TV por Jack Rubin, ligado à máfia. Há muita desconfiança diante da morte deste ícone dos anos 1960, um presidente que supostamente teve um caso com Marilyn Monroe e foi o primeiro a fumar maconha na Casa Branca.

    Em 1942, por orientação do ministro da propaganda nazista, Joseph Goebbels, Adolfo Hitler ordena que todos os judeus usem uma estrela amarela na Paris ocupada pela Alemanha nazista. Quatro meses antes, a Conferência de Wannsee, em Berlim, havia aprovado a "solução final" para exterminar os judeus da Europa.

No Holocausto, não foi a primeira vez que isso aconteceu. Nos Estados Pontifícios, o território do centro da Itália controlado Vaticano, várias vezes os judeus foram confinados em guetos e obrigados a usar estrelas ou chapéus amarelos.

     Em 1953, o neozelandês Edmund Hillary e o nepalense Tenzing Norgay são os primeiros humanos a chegar ao topo da montanha mais alta do mundo, o Monte Everest, de 8.810 metros. Eles faziam parte de uma expedição britânica. Antes do assalto ao cume, passaram uma noite num acampamento a 8.370 m. No Nepal, a montanha se chama Chomo-Lungma, a Deusa-Mãe da Terra. O nome é uma homenagem a George Everest, um geógrafo britânico que explorou o Sul da Ásia no século 19.

Nenhum comentário: