sábado, 22 de maio de 2021

Hoje na História do Mundo: 22 de maio

 Em 1455, as forças de York derrotaram o rei Henrique VI, da dinastia de Lancastre, em Saint Albans, a 32 quilômetros ao norte de Londres, na batalha que deu início à Guerra das Duas Rosas. O conflito entre as descendentes da Eduardo III durou 30 anos e terminou com a derrota de Ricardo III e a ascensão do trono de Henrique Tudor como Henrique VI, fundador da dinastia Tudor. É o marco do fim da Idade Média na Inglaterra.

Em 1859, nasce Sir Arthur Conan Doyle, escritor escocês que criou o personagem Sherlock Holmes, o detetive mais famoso da história da literatura, mestre na "ciência da dedução", um reflexo do cientificismo da era vitoriana.

Em 1917, com a fome e o descontentamento no Império Austro-Húngaro durante a Primeira Guerra Mundial (1914-18), o primeiro-ministro húngaro Istvan Tisza pediu demissão a pedido do imperador austríaco Carlos I. Com a derrota na guerra, os impérios alemão, austro-húngaro, otomano (turco) e russo desapareceram.

Em 1939, a Alemanha de Adolf Hitler e a Itália de Benito Mussolini assinam o Pacto de Aço, formando o Eixo, que enfrentraria o aliados na Segunda Guerra Mundial (1939-45). O Pacto de Amizade e Aliança entre Alemanha e Itália era uma aliança para garantir ajuda imediata e apoio militar em caso de guerra. Nenhuma parte poderia assinar um acordo de paz sem o consentimento da outra. Com a adesão do Japão, virou o Pacto Tripartite.

Em 1972, três meses depois de ir à República Popular da China, o presidente Richard Nixon chega a Moscou no início de uma visita histórica à União Soviética. Já havia visitado o país inimigo como vice-presidente no governo Dwight Eisenhower (1953-61). A détente (distensão) com os grandes países comunistas foi uma das maiores realizações do governo Nixon (1969-74). Permitiu a assinatura de um acordo de paz em 1973 para pôr fim à participação dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã.

Em 1990, depois de 150 anos separados, o Iêmen do Norte e o Iêmen do Sul se unificam e formam a República do Iêmen. Ali Abdullah Saleh, presidente norte-iemenita se tornou presidente do país, que governou até 2012, quando caiu na revolta da Primavera Árabe. Saleh apoiou os rebeldes hutis, xiitas zaiditas apoiados pelo Irã, que tomaram a capital, Saná, em 21 de setembro de 2014, na guerra civil do Iêmen, um dos piores conflitos em andamento hoje no mundo. Em 25 de março de 2015, a Arábia Saudita e aliados entraram na guerra contra o Iêmen, mas não conseguiram obter uma vitória militar.

Em 2017, um atentado terrorista suicida no fim de um show da cantora americana Ariana Grande na Arena de Manchester, na Inglaterra, matou 22 pessoas e feriu outras 116. Foi o pior ataque terrorista no Reino Unido desde a explosão de bombas no sistema de transportes de Londres em 7 de julho de 2005, que matou 52 pessoas. O responsável foi Salman Abedi, de origem líbia. A milícia extremista Estado Islâmico reivindicou a autoria do atentado.

Nenhum comentário: