sexta-feira, 21 de maio de 2021

Hoje na História do Mundo: 21 de maio

 Em 1542, morre o conquistador espanhol Hernando de Soto às margens do Rio Mississípi onde hoje é o estado de Louisiana. Ele também viajou pelo que hoje são os estados da Flórida, Geórgia, Carolina do Sul e Alabama para tentar preparar a colonização espanhola. Não encontrou ouro nem prata, mas encontrou pérolas em Chofitachequi. A Espanha não conseguiu conquistar o que hoje é os Estados Unidos, ao contrário do que aconteceu no México e no Peru, onde o poder estava centralizado nos impérios asteca e inca.

Em 1927, o piloto americano Charles Lindbergh chegou ao aeroporto Le Bourget, perto de Paris, completando o primeiro voo transatlântico solo sem escalas. Seu avião monomotor, o Espírito de São Luís, saíra de Nova York 33 horas e meia antes. Ele conseguiu um patrocínio de S$ 25 mil da Câmara de Comércio de São Luís.

Em 1932, cinco anos depois de Lindbergh, a pilota americana Amelia Earhart chegou a Irlanda, tornando-s a primeira mulher a fazer um voo transatlântico solo. Ela saiu da Terra Nova, no Canadá, e levou 15 horas para cruzar o Oceano Atlântico. Em 1935, Earhart voou de Honolulu, no Havaí, a Oakland, na Califórnia. Ao tentar dar a voltar ao mundo com o copiloto Frederick Noonan, seu avião desapareceu perto da ilha de Howland, no Sul do Oceano Pacífico, em 2 de julho de 1937.

Em 1940, uma unidade especial do Exército da Alemanha de Hitler executou mais de 1,5 mil doentes mentais em Soldau, no Leste da Prússia. De acordo com a ideologia nazista, eles eram "inaptos" para viver. Depois do massacre, a unidade informou ao governo alemão que os pacientes haviam sido "evacuados com sucesso".

Em 1942, cerca de 4,3 mil judeus da cidade polonesa de Chelm foram deportados para o centro de extermínio de Sobibor e executados nas câmaras de gás. Sobibor tinha cinco câmaras de gás, onde morreram cerca de 260 mil judeus. No mesmo dia, a empresa alemã IG Farben abriu uma fábrica ao lado do campo de concentração de Auschwitz, também na Polônia, para explorar a mão de obra escrava dos judeus internados em Auschwitz, onde 960 mil judeus foram exterminados durante a Segunda Guerra Mundial.

Nenhum comentário: