Com mais um fracasso logístico do general Eduardo Pazuello, nomeado ministro da Saúde sob o pretexto de ser especialista em logística, houve atraso na entrega de vacina a 19 estados. Em 11 estados, a vacinação só começa nesta terça-feira.
Mais uma vez, o governo federal errou por negligência criminosa e falta de planejamento, de um plano nacional de combate à pandemia do novo coronavírus que deveria incluir todos os governos, as Forças Armadas, o empresariado e a sociedade civil. Faltaram liderança e grandeza ao presidente Jair Bolsonaro para assumir a responsabilidade na hora mais grave.
A Índia não liberou as vacinas do laboratório AstraZeneca e a Fundação Oswaldo Cruz e o Instituto Butantã não têm matéria-prima para fabricar as vacinas no Brasil. Os insumos vêm da China e estão sendo disputados pelo mundo inteiro.
Mais de 45 milhões de doses de vacinas foram aplicadas em 49 países ricos e apenas 25 num único país pobre, revelou o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, alertando que o nacionalismo das vacinas pode levar a um "fracasso moral catastrófico".
O mundo passou de 95,5 milhões de casos confirmados e 2,040 milhões de mortes. O Brasil ultrapassou 210 mil mortes e os Estados Unidos devem chegar a 400 mil mortes na véspera da posse do presidente Joe Biden. Meu comentário:
Nenhum comentário:
Postar um comentário