O escritor peruano Mario Vargas Llosa, autor de Conversa na Catedral e A Guerra no Fim do Mundo sobre a Guerra de Canudos), ganhou hoje o Prêmio Nobel de Literatura 2010 por "sua cartografia das estruturas de poder e suas imagens pungentes de resistência individual, revolta e derrota", anunciou hoje o comitê responsável pela premiação.
Candidato à Presidência do Peru derrotado por Alberto Fujimori em 1990, Vargas Llosa adotou uma postura política liberal. É hoje um dos maiores críticos do neopopulismo latino-americana encarnado pelos presidentes da Venezuela, Hugo Chávez; do Equador, Rafael Correa; e da Bolívia, Evo Morales.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário