Com granadas de efeito moral e gás lacrimogênio, milhares de policiais e soldados do Bahrein atacaram agora há pouco um acampamento de manifestantes na Rótula da Pérola. Pelo menos cinco pessoas morreram. Outras 300 saíram feridas.
Os manifestantes afirmaram que não esperavam a ação da polícia porque até agora os protestos haviam sido pacíficos.
Há dois dias, o sultão Hamad al-Khalifa pediu desculpas pelas duas mortes. Prometeu investigar os dois casos e pedir ao parlamento que faça as reformas necessárias para atender aos anseios da maioria xiita, que se sente discriminada por um regime dominado por sunitas.
A maioria xiita quer mais liberdades, mais empregos, inclusive públicos, e mais poderes para um parlamento eleito democraticamente.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário