Centenas de milhares de egípcios festejaram hoje, na Praça da Libertação, no centro do Cairo, uma semana da queda do ditador Hosni Mubarak. O Dia da Vitória pressiona os militares que tomaram o poder a formar um governo tecnocrático para administrar a transição para a democracia.
Três ex-ministros de Mubarak foram presos, mas houve uma vigília em apoio ao ex-ditador num subúrbio de classe alta da capital.
Apesar das promessas de democracia, grupos de defesa dos direitos humanos denunciam sequestros e tortura.
Centenas de trabalhadores do Canal de Suez entraram em greve. Há paralisações nos setores têxtil, farmacêutico, químico, bancário e de transportes.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário