quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Rebeldes controlam Leste da Líbia

Em uma semana, a revolta para derrubar a ditadura do coronel Muamar Kadafi assumiu o controle das princiais Leste da Líbia, Bengazi, Beida e Tobruk. Ontem tomou Missurata, no Oeste do país. A onda rebelde segue em direção à capital, Trípoli, onde será travada a batalha decisiva.

Cerca de 30 mil mercenários africanos e milicianos aliados do ditador estariam indo para a capital Líbia para defender Kadafi. No pronunciamento de ontem na televisão, ele deixou claro que não vai hesitar em atirar no seu próprio povo, com tanques e aviões de caça se for necessário.

Dois oficiais da Força Aérea saltaram de paraquedas e deixaram seu avião de guerra cair para não bombardear Bengázi, a segunda maior cidade do país e a primeira a cair nas mãos do poder popular.

Em Missurata, todos os símbolos do regime foram destruído, dos monumentos com os pensamentos do Livro Verde do coronel Kadafi a cartazes gigantescos do ditador. Soldados da guarnição local divulgaram nota na Internet aderindo à revolução.

No porto de Tobruk, tomado pelos rebeldes há dois dias, a multidão tomou as ruas para festejar e pedir liberdade para a Líbia.

Nenhum comentário: