segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Força Aérea líbia bombardeia rebeldes

Força Aérea da Líbia bombardeou hoje manifestantes que se dirigiam a uma base militar, na onda de protestos para derrubar o ditador Muamar Kadafi, no poder há 41 anos. O total de mortos só hoje em Trípoli pode chegar a 250, informa a televisão árabe Al Jazira.


Os protestos chegaram ontem à noite à capital, onde o prédio do parlamento, a sede do governo e o Ministério da Justiça foram incendiados. Bengázi, a segunda maior cidade do país, estaria sob controle rebelde.


Altos funcionários, embaixadores e até o ministro da Justiça teriam renunciado. O total de mortos estimado pela ONG Human Rights Watch chega a 233.


Ontem à noite, Saif el-Islam Kadafi, filho do ditador, advertiu que os protestos podem levar o país a uma guerra civil e prometeu lutar até o fim, mas o governo parece estar perdendo o controle da situação. Ele admitiu que o governo está usando mercenários africanos. 


Kadafi teria saído da capital, onde o governo organizou mais uma manifestação a favor da ditadura. O ministro do Exterior britânico, William Hague, afirmou que ele estaria em fuga para a Venezuela. 






• A União Europeia e o Reino Unido condenaram o uso da força.

• Um grupo de estrangeiros em fuga chega a Roma num voo saído de Trípoli.

• Houve protesto diante das embaixada líbias no Cairo e em Berlim. O ministro do Exterior da Alemanha pediu aos alemães que deixem a Líbia.

• O Egito congelou os bens de Mubarak, da mulher dele e do filho mais velho.

• O presidente do Sudão, Omar Bachir, no poder desde 1989, anunciou que não será candidato à reeleição.

Nenhum comentário: