O rei do Bahrein. Hamad al-Khalifah, convocou hoje um diálogo nacional, mas helicópteros atiraram contra manifestantes que tentavam reocupar a Rótula da Pérola. Pelo menos duas pessoas morreram e 66 saíram feridas, elevando para pelo menos dez o total de mortos em quatro dias de protestos
O funeral dos quatro mortos no ataque de ontem da polícia ao acampamento rebelde virou uma grande manifestação. Dezenas de milhares pediram a queda do regime.
Na oração da sexta-feira, o principal líder religioso xiita descreveu a ação do governo ontem como um massacre. Houve uma manifestação paralela de apoio à monarquia, que decretou estado de emergência e mandou o Exército ocupar a capital.
O país sedia a 5ª Frota e o comando militar dos EUA no Golfo Pérsico, a curta distância do Irã.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário