O Irã colocou os ex-candidatos a presidente Mir Hussein Mussavi e Mehdi Karroubi em prisão domiciliar para tentar impedir um protesto de massa nesta segunda-feira e usou gás lacrimongênio para reprimi-lo. Pelo menos uma pessoa foi morta.
Milhares de manifestantes desafiaram hoje a ditadura teocrática do Irã e enfrentaram a milícia Bassij, braço paramilitar da Guarda Revolucionária do Irã, em Teerã, Isfahã e outras cidades do país.
A oposição iraniana aproveitou a onda democrática que varreu os ditadores da Tunísia e do Egito, no Norte da África, e que já atinge países do Oriente Médio, como o Iêmen, a Jordânia e agora também o Bahrein.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário