A Rússia revelou hoje ter instalado mísseis antiaéreos nas repúblicas georgianas da Abcásia e da Ossétia do Norte, ocupadas numa guerra há dois anos.
Em Tíflis, o governo georgiano protestou. Para o vice-ministro do Exterior, a medida tomada pela Rússia é uma provocação não apenas para a Geórgia, mas para todos os países da região.
Há dois anos, a Geórgia atacou a região da Ossétia do Sul, dominada por rebeldes apoiados por Moscou, numa tentativa de reassumir a soberania sobre todo o território georgiano. A Rússia contra-atacou, tomou a Ossétia do Sul e a Abcásia, e reconheceu as duas regiões como repúblicas independentes.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário