A Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA) está ajudando o governo do Chile no resgate de 33 mineiros presos no subsolo a 700 metros de profundidade depois de um acidente em uma mina de ouro e cobre em Copiapó, no Norte do país.
Pelo Twitter, o astronauta americano de origem mexicana José Hernández disse que é preciso organizar um programa de exercícios físicos para evitar a atrofia muscular. Recomendou ainda comida desidratada e bebidas reidratantes, como na dieta dos astronautas
Hoje, os mineiros ficaram sabendo que podem ter de esperar quatro meses para serem salvos. Será necessário cavar outro poço.
As equipes de resgate já identificaram um líder do grupo, Don Luis, que conversou ontem à noite por telefone com o presidente Sebastián Piñera, um sobrevivente de um naufrágio para levantar o ânimo do grupo e um mineiro já trabalhou como enfermeiro e pode cuidar de um eventual doente.
"Sei que a vida de vocês virou um inferno", falou o presidente Piñera de seu gabinete no palácio presidencial de La Moneda. "Mas esse inferno vai levar à ressurreição do espírito da nação chilena.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário