quarta-feira, 25 de agosto de 2010

NASA coopera para salvar mineiros chilenos

A Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA) está ajudando o governo do Chile no resgate de 33 mineiros presos no subsolo a 700 metros de profundidade depois de um acidente em uma mina de ouro e cobre em Copiapó, no Norte do país.

Pelo Twitter, o astronauta americano de origem mexicana José Hernández disse que é preciso organizar um programa de exercícios físicos para evitar a atrofia muscular. Recomendou ainda comida desidratada e bebidas reidratantes, como na dieta dos astronautas

Hoje, os mineiros ficaram sabendo que podem ter de esperar quatro meses para serem salvos. Será necessário cavar outro poço.

As equipes de resgate já identificaram um líder do grupo, Don Luis, que conversou ontem à noite por telefone com o presidente Sebastián Piñera, um sobrevivente de um naufrágio para levantar o ânimo do grupo e um mineiro já trabalhou como enfermeiro e pode cuidar de um eventual doente.

"Sei que a vida de vocês virou um inferno", falou o presidente Piñera de seu gabinete no palácio presidencial de La Moneda. "Mas esse inferno vai levar à ressurreição do espírito da nação chilena.

Nenhum comentário: