O novo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, está examinando a possibilidade de submeter ao Congresso o acordo feito no ano passado com os Estados Unidos para que militares americanos usem sete bases militares colombianas.
Ontem, o Tribunal Constitucional suspendeu o acordo, dizendo que ele precisa ser ratificado pelo Poder Legislativo para sua validade não ser questionada no futuro.
Nos últimos 10 anos, dentro do Plano Colômbia, os EUA deram US$ 7 bilhões para o governo colombiano combater o tráfico de drogas e as guerrilhas de esquerda.
Um acordo complementar firmado no ano passado deu acesso aos americanos a sete bases colombianas. Os EUA terão no máximo 800 soldados e 600 prestadores de serviço do Pentágono em território colombiano.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário