terça-feira, 31 de agosto de 2010

Hamas mata quatro colonos na Cisjordânia

Um ataque terrorista matou quatro colonos israelenses, inclusive uma mulher grávida, hoje perto de Hebron, na Cisjordânia ocupada. É uma tentativa do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) de boicotar as negociações diretas com Israel, que devem começar em 2 de setembro de 2010.

Na Faixa de Gaza, um porta-voz do Hamas elogiou o que chamou de "ato heroico". Os grupos armados palestinos e os colonos israelenses são hoje os maiores inimigos de um acordo de paz.

Antes de embarcar para Washington, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu declarou que só a direita israelense é capaz de negociar um acordo que não comprometa a segurança de Israel.

Na capital dos Estados Unidos, o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, se encontrou com a secretária de Estado, Hillary Clinton. Abbas reiterou a ameaça de abandonar as negociações, caso Israel volte a construir nos territórios árabes ocupados a partir do fim de setembro, quando vence uma moratória decretada por Netanyahu.

Amanhã à noite, os dois serão recebidos pelo presidente Barack Obama para jantar na Casa Branca. As negociações diretas recomeçam no dia seguinte, depois de um ano e 10 meses de paralisação no processo de paz no Oriente Médio.

Nenhum comentário: