sábado, 29 de outubro de 2022

Hoje na História do Mundo: 29 de Outubro

ASSASSINO DE McKINLEY EXECUTADO

    Em 1901, Leon Czolgasz, o assassino do presidente William McKinley, é executado na cadeira elétrica na prisão de Auborn, em Nova York.

Czolgosz atira em McKinley em 6 de setembro. O presidente está recebendo cumprimentos numa longa fila numa recepção durante a Exposição Pan-Americana, em Buffalo, no estado de Nova York,     quando o anarquista o alveja.

Uma bala causa uma lesão superficial no externo, mas outra penetra no abdome. O presidente é operado, parece melhorar no dia 12, mas um ferimento externo gangrena. McKinley morre oito dias depois, em 14 de setembro.

COLAPSO DA BOLSA DE NY

    Em 1929, na Terça-Feira Negra, os investidores vendem mais de 16,4 milhões de ações na Bolsa de Valores de Nova York, milhares de pessoas perdem tudo o Índice Dow Jones cai mais 12%, as perdas em dois dias chegam a US$ 30 bilhões e o mundo se encaminha para a Grande Depressão (1929-39), principal causa econômica da Segunda Guerra Mundial (1939-45).

Com o fim da Primeira Guerra Mundial e a Europa em ruínas, os Estados Unidos atravessam um período de grande prosperidade, os loucos anos 20. O mercado financeiro tem uma grande expansão, marcada por uma especulação selvagem, com pico em agosto de 1929.

A produção industrial cresce, mas não o poder aquisitivo. Várias fábricas quebram. O desemprego aumenta. Uma superprodução agrícola aumenta a oferta de alimentos, mas faltam compradores. Os bancos acumulam um excesso de dívidas incobráveis.

Os preços das ações começam a cair em setembro. A primeira queda forte é em 18 de outubro e o colapso inicia em 24 de outubro, a Quinta-Feira Negra, com perdas de 11%. Em 28 de outubro, o Índice Dow Jones recua mais 13% e, no dia seguinte, 12%.

Depois de desabar, as ações sobem e apresentam alguma recuperação nas semanas seguintes, mas voltam a cair à medida que os EUA afundam na Grande Depressão, agravada pelo protecionismo e uma guerra comercial entre os países ricos. 

Em 1932, o desemprego chega a 25% e as ações têm 20% do valor no pico de agosto de 1929. Franklin Delano Roosevelt é eleito presidente dos EUA com a promessa de um New Deal (Novo Pacto Social).

Na Alemanha, onde o desemprego vai a 12,5%, o Partido Nazista venceu as eleições de 1932. Em 30 de janeiro de 1933, Adolf Hitler se torna chanceler (primeiro-ministro) da Alemanha.

CRISE DE SUEZ

    Em 1956, depois que o ditador Gamal Abdel Nasser nacionaliza o Canal de Suez, Israel invade o Egito, deflagrando a Crise de Suez e a segunda guerra árabe israelense.

O Canal de Suez tem 192 quilômetros. Liga o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho e ao Oceano Índico, evitando que os navegadores europeus tivessem de dar a volta pelo Sul da África para chegar ao Oriente.

Logo depois da nacionalização, a França e o Reino Unido se aliam a Israel, mas deixam a guerra quando os Estados Unidos ameaçam retirar o apoio do Fundo Monetário Internacional (FMI) às economias dos dois países europeus, ainda abaladas pela Segunda Guerra Mundial (1939-45).

DUANE ALLMAN MORRE

    Em 1971, o guitarrista Duane Allman, líder da banda Allman Brothers, perde o controle de sua motocicleta, bate num caminhão e morre aos 24 anos em Macon, no estado de Geórgia, nos Estados Unidos.

Duane Allman nasce em Nashville, no Tennessee, e cresce na Flórida. Antes de formar a banda com seu irmão Gregg, em 1969, faz sucesso na gravadora Atlantic Records, tocando com Wilson Pickett, Clarence Carter, Aretha Franklin, John Hammond e Herbie Mann.

A banda sobrevive, sem o mesmo brilho.

Nenhum comentário: