sexta-feira, 5 de abril de 2024

Hoje na História do Mundo: 5 de Abril

CASAMENTO PELA PAZ

    Em 1614, a princesa indígena Pocahontas, filha do cacique Powhatan, casa com o inglês John Rolfe, um produtor de tabaco, em Jamestown, na Virgínia, a primeira colônia inglesa na América, garantindo alguns anos de paz entre colonos e índios.

Jamestown, fundada em 1607 por 100 colonos ingleses, sofre com a fome, a doença e os ataques indígenas. John Smith, um aventureiro inglês que ajuda na defesa da colônia e mapeia a área, é capturado pelos indígenas e poupado da morte, no mesmo ano, supostamente por interferência da princesa de 13 anos, cujo verdadeiro nome é Matoaka.

Smith se torna presidente da colônia em 1608. Depois de um incêndio que destrói a maior parte da vila, Pocahontas é enviada pelo pai com ajuda e se torna amiga dos colonos.

John Rolfe chega em 1610 e introduz a plantação de tabaco, até hoje importante na Virgínia.

Em 1613, o capital Samuel Argall sequestra a princesa na esperança de usá-la para negociar uma paz duradoura. Ela é tratada como convidada. Converte-se ao cristianismo e é batizada como Rebecca.

Quando o cacique negocia a libertação da filha, ela está apaixonada por Rolfe. Eles se casam com a bênção do cacique e do governador da Virgínia. Em 1616, o casal viaja à Inglaterra e é recebido na corte do rei Jaime I. Na véspera da viagem de volta, Pocahontas morre, provavelmente de varíola.

Rolfe volta para a Virgínia e morre no Massacre de Jamestown, em 22 de março, de 1622, quando os índios mataram 347 colonos, um quarto da população da Virgínia.

INDEPENDÊNCIA DO CHILE

    Em 1818, o movimento pela independência do Chile, liderado pelo general argentino José de San Martín e Bernardo O'Higgins, obtém uma vitória decisiva contra a Espanha na Batalha de Maipú, em que 2 mil espanhóis e mil nacionalistas chilenos morrem.

Depois da invasão napoleônica à Península Ibéria em 1807 e 1808, o imperador francês Napoleão Bonaparte nomeou seu irmão José Bonaparte como rei da Espanha, mas os líderes da América Espanhola não reconheciam sua legitimidade.

O'Higgins se junta ao movimento pela independência em 18 de setembro de 1810. A proposta inicial é restaurar o rei Fernando VII, mas esta é festejada como de independência do Chile. Quando o vice-rei do Peru, José Fernando Abascal y Sousa, tenta restabelecer o controle sobre o Chile.

Com a vitória dos espanhóis sob o comando de Mariano Osorio, O'Higgins e outros nacionalistas chilenos fogem para a Argentina, onde ficam durante três anos e voltam em 1817 em aliança com San Martín. A vitória em Maipú, perto de Santiago, numa luta de 5 mil nacionalistas contra 4,6 mil monarquistas, consolida a independência do Chile.

ORIGEM DAS ESPÉCIES

    Em 1859, o naturalista inglês Charles Darwin envia aos editores os três primeiros capítulos de A Origem das Espécies, um dos livros mais importantes de todos os tempos, que revoluciona a biologia e a maneira como o homem vê a si mesmo ao propor a Teoria da Evolução.

Filho de um médico bem-sucedido, Darwin tem uma formação privilegiada. Desde jovem, mostra interesse por botânica e ciências naturais. Ele desenvolve a Teoria da Evolução das Espécies depois de uma viagem de cinco anos pelo mundo no navio Beagle, inclusive pela América do Sul, quando ficou impressionado pelos répteis das Ilhas Galápagos.

Em fevereiro de 1858, quando fazia pesquisa nas Ilhas Molucas, hoje parte da Indonésia, o naturalista Alfred Russell Wallace enviou uma carta a Darwin pedindo uma avaliação de sua teoria. Era o que o próprio Darwin desenvolvia há duas décadas. 

Os dois decidem fazer uma apresentação conjunta na Sociedade Lineana de Londres, o maior centro de estudos biológicos do Reino Unido, em 1º de julho de 1858. A primeira edição de A Origem das Espécies, lançada em novembro de 1859, se esgota rapidamente.

GUERRA DO PACÍFICO

    Em 1879, o Chile declara guerra à Bolívia e ao Peru. A Guerra do Pacífico da América do Sul é uma disputa por regiões ricas em recursos naturais na região de Antofagasta e do Deserto de Atacama.

Ao proclamar a fundação da República de Bolívar, nome meses depois mudado para Bolívia, em 1825, o libertador Simón Bolívar exige que o país tenha uma saída para o mar, conhecida como a província do Litoral. Na época, Chile e Peru protestam, alegando que eles dividem a fronteira.

Em 1837, quando Bolívia e Peru formam a Confederação Peruano-Boliviana, o Chile, sentindo-se ameaçado, vai à guerra, conseguindo acabar com a confederação. Isso leva a décadas de instabilidade política e econômica nos derrotados, de novo divididos em dois países.

Dois tratados são assinados, em 1866 e 1874, para tentar definir a fronteira no Deserto do Atacama, onde havia jazidas de cobre, guano e salitre, esses dois últimos grandes fontes de nitratos usados como fertilizantes na agricultura.

Depois de um maremoto que arrasa Antofagasta em 1877, o governo boliviano decide em 1878 cobrar um imposto de dez centavos sobre cada quintal de 100 quilos de salitre extraído na região. O Chile protesta e pede uma mediação internacional para resolver o conflito.

A Bolívia não só rejeita a mediação como cassa a licença da companhia, encampa seus bens e marca um leilão para vendê-los em 14 de fevereiro de 1879. Naquele dia, 200 soldados do Chile tomam Antofagasta sob aplausos da população local, de maioria chilena, atraída para CSFA, a empresa exploradora.

Em 1º de março de 1879, a Bolívia declara guerra ao Chile e cobra o apoio do Peru. Desde 1873, os dois países têm um acordo secreto de defesa mútua. O Congresso peruano marca uma sessão para decidir a posição do país, a princípio neutro, em 24 de abril. Antes disso, em 5 de abril de 1879, o Chile declara guerra a ambos.

A Guerra do Pacífico também é conhecida como a Guerra do Salitre e a Guerra dos Dez Centavos, mas é claro que havia muito mais do que dez centavos por quintal de salitre em jogo, observa o historiador britânico Ronald Bruce St. John: "Por um lado, havia a força, o prestígio e a estabilidade do Chile, comparados com a deterioração econômica e a instabilidade política que caracterizaram a Bolívia e o Peru depois da independência.

"Por outro lado", acrescenta o historiador, "estava em curso uma luta pela hegemonia política e econômica da região, complicada ainda mais pela profunda antipatia entre o Chile e o Peru. Nesse ambiente, a incerteza sobre as fronteiras entre os três países se somou ao descobrimento de valiosos depósitos de nitrato e guano nos territórios disputados para produzir um conflito de dimensões insuperáveis."

A Bolívia e o Peru pedem ajuda à Argentina. Um dos principais receios da Argentina é que o Chile peça ajuda ao Império do Brasil, ampliando o conflito para dimensões continentais.

Nos primeiros seis meses da Guerra do Pacífico, há uma disputa pela supremacia naval, importante para a guerra no Deserto do Atacama, a região mais seca do mundo. Como a Bolívia não tem forças navais, a guerra no mar é travada pelas marinhas do Chile e do Peru.

A Bolívia abandona a guerra depois da derrota aliada na Batalha de Tacna, em 26 de maio de 1880. O Exército do Peru sofre nova derrota na Batalha de Arica, em 7 de junho de 1880. Naquele ano, os Estados Unidos tentam mediar a paz em troca de concessões da Bolívia e do Peru para explorar a área. Mas o Chile se nega a devolver os territórios ocupados, a província boliviana do Litoral ou de Antofagasta e a província peruana de Tarapacá.

Sem acordo, o Exército chileno entra em Lima em 17 de janeiro de 1881, mas não consegue tomar o resto do Peru. Nos últimos dois anos, o Peru resiste com uma guerra de guerrilhas na região da Cordilheira dos Andes liderada por Andrés Cáceres, que vira um herói nacional, ditador (1884-85) e presidente constitucional do país (1886-90 e 1894-95).

A Guerra do Pacífico termina em 20 de outubro de 1883 com a assinatura em Lima do Tratado de Ancón entre Chile e Peru. O total de mortos foi estimado em 13 a 18 mil bolivianos e peruanos, e 2,4 mil a 2,8 mil chilenos. O Chile fica com o Deserto do Atacama e as províncias boliviana de Antofagasta e peruana de Tarapacá. Até hoje, a Bolívia reivindica uma saída para o mar.

MORTE DE KURT COBAIN

    Em 1994, o cantor, compositor e guitarrista da banda de rock Nirvana, Kurt Cobain, morre em casa, em Seattle, no estado de Washington aos 27 anos, a mesma idade da morte de outros roqueiros famosos: Brian Jones, Jimi Hendrix, Jim Morrison, Janis Joplin e Amy Winehouse.

O corpo é encontrado três dias depois por Gary Smith, um eletricista que faria um serviço na casa. A polícia conclui que é suicídio.

Cobain tem problemas com drogas pesadas como heroína desde a adolescência. O nome da banda, Nirvana, sai do que seria o paraíso do budismo, "a liberdade em relação à dor, ao sofrimento e ao mundo exterior".  

Nenhum comentário: